Viajar traz inúmeras vantagens para as pessoas. Amplia a visão de mundo e é um momento de lazer e entretenimento. Quando é uma viagem cultural, os benefícios ainda são de conhecer novas culturas, acontecimentos e saber sobre pessoas históricas, o que auxilia no conhecimento e repertório. Confira dicas:
No Brasil, São Paulo proporciona uma ótima viagem cultural. Existem diversos pontos históricos e locais que auxiliam no enriquecimento da cultura. Na capital, um dos principais exemplos é o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP). Ele é cartão postal da cidade, considerado o mais importante museu de arte ocidental da América Latina, com mais de 8 mil peças que vão de Picasso a Anita Malfatti.
A Pinacoteca da capital também é um dos principais museus do país e mais antigo de São Paulo, sendo fundado em 1905. Ele abriga mais de 7 mil peças. Passear no bairro da Liberdade também é cultural – o espaço é dedicado à cultura oriental, com museus, gastronomia, livrarias, templos e igrejas históricas.
Ainda no Brasil, a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, abriga um acervo histórico e cultural. Lá existem diversas igrejas e capelas com arte e arquitetura coloniais, inclusive com obras de artistas barrocos muito conhecidos, como Aleijadinho e Mestre Ataíde. Umas das mais famosas são a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
Na cidade, ainda existem museus, como o Museu da Inconfidência e o Museu de Arte Sacra de Ouro, que contém documentos e exposições que contam a história da cidade e do estado. Além disso, as minas de Ouro Preto são bastante famosas. A visitação é liberada com guia. A gastronomia também precisa ser aproveitada – os restaurantes servem a tradicional comida mineira.
Já no exterior, Paris, na França, é um ótimo exemplo. Uma das capitais mais visitadas do mundo, ela proporciona um roteiro histórico extenso. Lá está um dos principais museus do planeta, o Louvre, que abriga mais de 480.000 obras, incluindo Monalisa de Leonardo da Vinci. Ainda tem igrejas antigas, como a Basílica do Sagrado Coração de Jesus. Outro prédio com muita cultura e detalhes é a Ópera de Garnier, inaugurada em 1875.
Madri, capital da Espanha, também é uma cidade muito cultural e histórica, com museus, prédios e parques. O principal da cidade, que ainda tem outros 70, é o Museu do Prado, que conta com mais de 800 obras de arte, incluindo de Velásquez e Goya. Nas ruas, é possível observar a rica e diferente arquitetura, em uma mistura de passado e presente.
Conhecida por ser uma das capitais mais verdes da Europa, Madri ainda tem parques e praças muito famosos, como as Plaza Mayor e a Plaza de la Puerta del Sol. Nelas, é possível observar a arquitetura, fazer piqueniques e tirar fotos em monumentos conhecidos em todo o mundo.