ESTUDE NA UNIT
MENU

Dicas de como produzir um bom vídeo currículo e aumentar as chances de contratação

Descubra os principais pontos que precisam ser abordados na construção de um bom vídeo currículo

às 14h20
Compartilhe:

Com a pandemia, as ferramentas digitais começaram a fazer, ainda mais, parte da vida das pessoas. Foram descobertas novas formas de estudar, se relacionar, comprar e outras. Para as empresas essas descobertas não foram diferentes.

Há muito tempo, o formato tradicional do recebimento de currículos e processos seletivos começou a ter outra cara, cada vez mais digital. Hoje, os candidatos além de enviarem seus currículos digitais e serem submetidos a processos seletivos de forma remota, são solicitados o envio de vídeo currículo. 

O vídeo currículo, como o próprio nome diz, é um currículo no formato de vídeo. Nele o candidato apresenta para a empresa suas qualificações, formação, experiência etc, de forma rápida e objetiva. É importante salientar, que ele não substitui o modelo tradicional com as informações gerais do candidato, mas o complementa.

Segundo Andrea Biazatri, docente da Unit/PE e Consultora Organizacional da área de Recrutamento e Seleção há mais de 18 anos, o vídeo currículo é muito interessante para o recrutador porque ele consegue ver o candidato falando, discorrendo sobre o currículo, além de analisar a sua postura e ter uma visão geral. Estes pontos aumentam a chance de contratação.

“Contudo, o que tenho notado, são empresas solicitando envios do vídeo currículo para candidatos. Sendo assim, não recomendo que seja enviado de imediato sem solicitação” alerta Andrea.

COMO CRIAR UM VÍDEO CURRÍCULO

É muito importante a criação de um roteiro, baseado nos tópicos que já estão no currículo, como as capacitações e os objetivos profissionais. A anotação servirá de “cola” para a gravação do vídeo. 

Aqueles que possuem afinidade maior com a tecnologia, podem gravar por partes e depois juntá-las utilizando os aplicativos de celular, disponíveis de forma gratuita nas plataformas.

Depois da construção do roteiro, as dicas são:

  1. Começar falando de si. Das qualidades profissionais e almejadas para a carreira, graduações, cursos recentes e os anos de experiência. Andrea pontua, que não é necessário falar o endereço;
  2. É muito importante falar, também, dos resultados obtidos nas suas nas antigas empresas, quais ganhos trouxe, ou há quanto tempo atua como líder, por exemplo. 
  3. A postura tem um papel fundamental em transparecer segurança e ânimo para quem está assistindo;
  4. Cuidados com vícios de linguagem, vocabulário chulo, rapidez na fala;
  5. O ambiente precisa ser tranquilo, sem riscos de interferências e com boa iluminação;
  6. A média ideal de duração do vídeo varia de 3 a 5 minutos, no máximo.
Compartilhe: