ESTUDE NA UNIT
MENU

Dia do rock: cultura, história e muita animação

Estilo musical é cercado por experiências e fama; Pernambuco tem seus representantes

às 19h39
Compartilhe:

O rock surgiu na década de 50 após a união de muitos outros gêneros: ele tem influência do jazz, blues, country, folk e música clássica, por exemplo. Depois dos anos 70, diversos subgêneros nasceram, popularizando os artistas e suas músicas. Afinal, o rock é tão famoso que tem até seu próprio dia!

O Dia do Rock só é comemorado no Brasil, e foi instituído após o Live Aid, evento que aconteceu em 13 de julho de 1985. Desde os anos 90, as rádios paulistanas 89 FM e 97 FM começaram a celebrar a data, fazendo uma homenagem clássica ao estilo musical.

Pernambuco – Aqui no estado, também há uma cultura rockeira, sendo palco de um dos mais conhecidos festivais desse estilo musical: o Abril Pro Rock, que sempre traz artistas marcantes, além de ter diversos espaços, pubs e bares com a valorização desse tipo de música. As bandas também não ficam atrás: Rabujos, Subversivos, Mavericks e Bob Nelson são artistas locais que misturam as raizes pernambucanas com o gênero.

Legado – De fato, o rock, em seus diferentes subgêneros, conseguiu fazer a diferença na música, personalidade e pensamento, com autenticidade, envolvimento do público, atitude de imposição e liberdade. Seja no blues de Elvis Presley, na rebeldia de Jimi Hendrix ou no metal de Kiss, é fato que o estilo musical mudou vidas e continua conquistando o público, seja com letras, roupas ou com o solo da guitarra. 

Compartilhe: