Na tradição brasileira, o Dia de Finados é um feriado nacional desde 2002, conhecido popularmente como o dia de relembrar os entes queridos. Por todo o Brasil, a data mobiliza amigos e familiares a intercederem pelos que já se foram. Mas muitos desconhecem quando começou a tradição. Você sabe quando surgiu o dia dedicado aos mortos e como é celebrado no mundo?
O 2 de novembro é comemorado desde o século II pela igreja católica, mas os registros de orações pelos mortos existem desde o século I. Na região da Gália, europa ocidental, a antiga província romana e atual território francês, bélga, alemão e ainda o norte do território italiano, o dia de finados, ou dia dos mortos, surgiu como ‘a festa dos espíritos’, era o momento de celebrar os lares dos que desencarnaram.
A data foi atribuída a esse dia pela igreja católica por ser seguinte ao Dia de Todos os Santos, dia em que se rezar pelos que morreram com os pecados perdoados. Então ficou definido o dia primeiro de outubro como o dia dos que morreram em estado de graça, e para o dia 2 ficam as rezas pelos demais falecidos, para que esses possam conquistar seu lugar no céu.
Em Roma, cerca de 5 séculos depois, no ano de 732 o papa Gregório III autorizou que os cardeais rezassem missas para os mortos.
O tempo passou, os rituais de celebração pouco a pouco foram modificados e isso pode explicar as variações entre religiões e diferentes países, mas os propósitos continuaram os mesmos dos registros iniciais, celebrar vida ou interceder pelo destino de quem morreu.
Celebração de finados em alguns países
No Brasil: A igreja Católica celebra missas especiais em homenagem aos finados e os cemitérios fazem esquema especial para receber milhares de parentes e familiares que procuram fazer homenagens, limpar túmulos, colocar flores, acender velas e rezar. Na tradição brasileira é comum ainda que religiosos deixem de comer carne neste dia.
No México: A festa é a mais popular do mundo. Por lá, a comemoração do ‘Dia de Los Muertos’ dura três dias, de 31 de outubro a 2 de novembro. A celebração tem característica alegre, as pessoas se vestem de caveiras coloridas e preparam comidas e bebidas para celebração do ciclo entre vida e morte de pessoas queridas.
Em Madagascar: A comemoração acontece de forma alegre ao som de músicas a cada 7 anos. A tradição local leva os familiares dos mortos aos cemitérios para exumar os corpos e para colocar perfume e vinho nos restos mortais.
Na Guatemala: O costume também se aproxima de características festivas, no país são colocadas pipas próximo ao túmulo dos mortos para homenageá-los. A preparação de banquetes também faz parte da tradição do dia de finados e as confraternizações em memória dos mortos ocorrem em piqueniques próximos às sepulturas.
Halloween X Dia de Finados
É comum que as pessoas confundam o Halloween com a celebração do Dia de Finados, mas não são a mesma coisa. O dia de finados, como dito, é uma data de caráter religioso dedicada a homenagem e preces pelos que não estão mais em vida. Já o halloween é uma celebração americana de origem pagã. A relação com a morte se difere do dia de finados com a utilização de máscaras e lanternas para espantar os espíritos.