ESTUDE NA UNIT
MENU

Dezembro Vermelho: Mês de Prevenção e Conscientização sobre o HIV

Doença é séria e precisa de tratamento e informação

às 11h00
Compartilhe:

Dezembro Vermelho é o mês dedicado à prevenção e conscientização sobre o vírus HIV, a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. A campanha é uma lei oficial, de nº 13.504/2017, e marca uma grande campanha nacional.

A Aids é uma doença causada pelo HIV, sigla em inglês do Vírus da Imunodeficiência Humana. Ele ataca todo o sistema imunológico do indivíduo infectado, causando emagrecimento, vômitos, dor de cabeça, diarréia, manchas na pele e febre. São sinais semelhantes de uma virose, só que eles aumentam progressivamente e são sérios, podendo levar à morte se não tratados corretamente. 

A transmissão se dá por meio de relações sexuais desprotegidas, isto é, sem o uso da camisinha; pelo compartilhamento de seringas contaminadas; ou da gestante para o bebê durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as medidas de prevenção. 

Quando o paciente é diagnosticado com o vírus HIV, o tratamento já é iniciado com antirretrovirais. O coquetel de medicamentos é devidamente administrado e evita que a imunidade do portador caia e a Aids apareça. Por isso, é essencial a realização de testes de detecção quando se tem relação sexual desprotegida, ao fazer uma tatuagem, ter contatos com seringas ou até mesmo durante exames de rotina. 

As doenças sexualmente transmissíveis também precisam de tratamento e orientação. Sífilis, gonorréia, tricomoníase, HPV, herpes, cancro mole são exemplo. Elas são causadas por bactérias e vírus, sendo transmitidas durante o contato sexual, seja vaginal, oral ou anal desprotegido, quando uma pessoa está infectada; e da mãe para o filho na gravidez. Porém, existem casos raros quando as condições são transmitidas só pela pele com secreções contaminadas. 

Para prevenir a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, é preciso o uso de preservativo feminino ou masculino durante qualquer tipo de contato sexual e sempre fazer testes de detecção durante exames de rotina, para que se tenha o diagnóstico precoce e sucessos no tratamento, com maior qualidade de vida.

Compartilhe: