MENU

Dente doendo? Causas e tratamentos

A dor de dente tem várias causas. O diagnóstico precisa ser dado sempre por um dentista.

às 17h49
Young Asian woman have sensitive teeth with ice. Feman eating ice cream have toothache. Healthcare concept.
Young Asian woman have sensitive teeth with ice. Feman eating ice cream have toothache. Healthcare concept.
Compartilhe:

Dor na região tem seus motivos e cuidados específicos 

Começa com um desconforto espontâneo, depois incômodo para mastigar, e uma pressão. A dor de dente é sinônimo de desespero para muita gente por, em muitos casos, surgir do nada e causar aflição. A condição tem causas e tratamentos específicos, que devem ser, imediatamente, avaliados por um dentista. 

Causas

A dor de dente tem várias causas. O diagnóstico preciso é dado apenas por um profissional especializado: o dentista. Geralmente, o incômodo na região começa leve e depois vai se intensificando. Um fator comum causador de dores é a sensibilidade dental, que acontece quando o esmalte do dente se desgasta, expondo a dentina, e aí, alimentos muito quentes ou gelados levam ao desconforto extremo. 

Outra causa é a cárie. São bactérias que conseguem desgastar o dente, podendo atingir até a polpa dentária, estrutura interna responsável pela vitalidade do órgão. Por isso a importância de ir ao dentista assim que a dor começar – ações tardias podem levar a casos mais graves. 

Uma doença que também leva ao sintoma – e muita gente não imagina – é a sinusite. Caracterizada por ser uma inflamação das mucosas dos seios da face, ela pode causar incômodo no dente porque os nervos ficam em regiões próximas – pela proximidade, a dor de ouvido pode estar relacionada. 

Doenças na gengiva, como periodontite e gengivite, também causam dor no dente. Elas são inflamações bacterianas dos tecidos, ligamentos e ossos que sustentam os dentes, por isso, o órgão pode ser atingido. 

Tratamentos

O tratamento varia de acordo com cada caso. É necessário consultar um dentista para que ele faça o diagnóstico correto e descubra o motivo da dor. Após isso, a solução é encontrada. Questões de sensibilidade são comumente tratadas com aplicações de produtos, enxertos e outras técnicas. As cáries, dependendo do nível, podem ser resolvidas no tratamento de canal ou com uma obturação, enquanto a sinusite e as doenças na gengiva são tratadas através do combate das respectivas infecções.

E é importante ficar ligado: sentir dor não é normal. O diagnóstico precoce ajuda no tratamento tranquilo e de maior sucesso. 

Compartilhe: