ESTUDE NA UNIT
MENU

COP 27: o que é e qual sua importância?

Encontro tem como objetivo discutir questões climáticas com vários países

às 11h48
Compartilhe:

A COP 27 foi a 27ª sessão da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Ela é realizada anualmente desde 1995 – seu primeiro tema abordado foi a redução de emissão dos gases do efeito estufa. Desde então, ela busca discutir questões climáticas com vários países do globo.

Nesse ano, o evento foi realizado em novembro, no Egito, na qual participaram todos os países que ratificaram a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, que hoje tem o total de 198 territórios. A sessão teve como objetivos principais a reafirmação e a ampliação das metas estabelecidas em reuniões de outros anos e para garantir o cumprimento de ações urgentes e definitivas sobre o clima, para reduzir os impactos negativos das mudanças climáticas, como o aquecimento global, derretimento das geleiras, poluição, desmatamento, queimadas e outras consequências. Também se discute sobre desenvolvimento sustentável.

A COP 27 teve várias discussões importantes, como o desmatamento em biomas brasileiros, principalmente na Amazônia; a agricultura sustentável; segurança alimentar; transição energética; água potável acessível; impactos das mudanças climáticas e poluição; igualdade de gênero e a participação da mulher nos temas ambientais; e planos e metas para o futuro. 

Compartilhe: