Pernambuco desponta no cenário nacional como o segundo estado do país que mais gerou empregos, com carteira assinada, no mês de setembro. Foram 18.864 novos registros. Os números representam um aumento de mais de 21% em relação ao mês de agosto deste ano. Os dados integram o Novo Caged e foram divulgados, esta semana, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Mais ofertas de vagas animam também quem ainda está em formação e já pensa como vai entrar no disputado mercado de trabalho. Para os formandos, a expectativa é ainda maior. Afinal, muitas vezes o estágio é uma porta de entrada para o início da carreira profissional.
No último ano, o Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) formalizou contratos de 184 alunos de diversos cursos para estagiar em empresas privadas e instituições públicas. A maioria desse grupo é formada por mulheres (104). Os homens são 74. Entre os cursos mais requisitados estão: Direito, Análise de Desenvolvimento de Sistema, Administração, Engenharias, Psicologia, Serviço Social, Odontologia, Enfermagem e Nutrição.
“Além de trazermos empresas aqui para fazerem a captação e seleção no campus, também é feito o encaminhamento dos alunos pela unidade do CIEE instalada dentro da instituição e por meio da parceria com o Porto Digital”, adiantou a coordenadora de Unit Carreiras, Janaina Costa.
Dicas para quem vai começar estágio
Quem vai ingressar no mercado, precisa tomar alguns cuidados e apresentar resultados para se firmar na vaga. A coordenadora de Unit Carreiras deixa algumas dicas. “É importante ter pontualidade, proatividade, ser responsável, mostrar comprometimento e respeitar as diretrizes e normas da empresa. Também é válido ser sociável e ter bom comportamento. Contam muito na avaliação”, revela.