ESTUDE NA UNIT
MENU

Contagem regressiva para a Copa do Mundo: conheça os títulos da Seleção Brasileira

1958, 1962, 1970, 1994 e 2002, será que em 2022 o hexa vem?

às 12h14
Compartilhe:

No próximo dia 20 de novembro, a Copa do Mundo de 2022 será oficialmente iniciada no estádio Al Bayt. O primeiro jogo será disputado entre as seleções do Catar, anfitriã, e do Equador. A seleção brasileira entra em campo pela primeira vez no dia 24 de novembro, contra a Sérvia, a partir das 16h (horário de Brasília). A grande expectativa para este ano é que a seleção canarinha, que fez história dentro das copas do mundo sendo a única seleção a ter cinco títulos, conquiste a tão sonhada sexta estrela, exatamente 20 anos após o pentacampeonato. Confira abaixo as conquistas da nossa seleção e já separe a camisa verde e amarela para torcer nas próximas semanas.

1958

O primeiro título não dá para esquecer. Conquistado na Copa de 58, realizada na Suécia. Foi marcado por nervosismo e emoção pois, logo de cara, o Brasil caiu no grupo mais difícil da disputa e estava ao lado das seleções da Inglaterra, URSS e Áustria. Grandes nomes formavam o time brasileiro, como Zagallo, além de Pelé e Garrincha na reserva: grandes apostas iniciando a carreira, que conquistaram a taça vencendo de 5×2 a seleção anfitriã, Suécia.

1962

Realizada no Chile, que estava arrasado após um tsunami e terremotos, acabou sendo um símbolo de união e superação do povo chileno. A Seleção Brasileira, no segundo jogo, perdeu um de seus destaques: Pelé se machucou e ficaria de fora dos próximos jogos. Amarildo o substituiu e teve papel importante na vitória do Brasil, incluindo um dos três gols marcados na final contra a Tchecoslováquia, ao lado de Vavá e Zito, o 3×1 garantiu nosso bicampeonato.

1970

A copa realizada no meio da ditadura militar brasileira, aconteceu no México. Neste ano, os canarinhos foram comandados por Zagallo e o futebol brasileiro ficou conhecido como “futebol arte” por tamanha beleza e habilidades dos jogadores. Nomes como Pelé, Jairzinho e Rivellino, além de Tostão e Gérson, estavam presentes no tricampeonato brasileiro conquistado em cima da Itália por 4×1.

1994

“Acabou! É tetra! É tetra!” a inesquecível comemoração de Galvão Bueno, 24 anos depois do último título, marcava a conquista da quarta taça brasileira, dessa vez, nos Estados Unidos. O ano que consagrou grandes atletas como Taffarel, Cafu, Dunga, Romário e Bebeto, contou com uma final carregada de emoção entre, mais uma vez, Brasil e Itália. O jogo foi definido nos pênaltis, após um empate de 0x0, e o Brasil levou a melhor na disputa, marcando 3×2.

2002

A Copa do Mundo de 2002 tinha dois países como sede: Japão e Coreia do Sul. A disputa pelo penta tinha Rogério Ceni, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Cafu na escalação canarinha que, apesar de não apresentar um desempenho tão bom no início da disputa, garantiu o último (até agora!) título da Seleção em cima da Alemanha de 2×0.

E aí, será que o hexa vem?

Compartilhe: