ESTUDE NA UNIT
MENU

Consultório de Enfermagem e a prática de Coleta de Exame Citológico

O tema dá nome ao minicurso ofertado no Masterclass da Unit-PE, no dia 23 de janeiro

às 14h47
Compartilhe:

O consultório de enfermagem, que desempenha um papel crucial na promoção da saúde e prevenção de doenças, é um ambiente onde diversas práticas são realizadas para garantir o bem-estar dos pacientes. A coleta de exame citológico, popularmente conhecido como Papanicolau, é uma delas e destaca-se como uma ferramenta essencial para o diagnóstico precoce de condições que podem afetar a saúde, como inflamações, tuberculose, sangramentos, HPV, câncer, cistos e nódulos na tireoide, nos ovários e na mama. 

O exame citológico é, principalmente, indicado para as mulheres como forma de prevenir o câncer de colo de útero, que é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal) e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer.   

Para Marcone Araújo, enfermeiro e especialista em Saúde Pública, o profissional de enfermagem precisa estar preparado para conduzir essa prática, orientando e proporcionando um ambiente acolhedor e seguro para o paciente. “Todo profissional de Saúde e, também, a população devem ter o conhecimento sobre o assunto, mas cabe a nós, enquanto enfermeiros, a excelência na execução do procedimento. É um procedimento de rotina e devemos sempre estar preparados”, ressalta.

Para oferecer mais conhecimento sobre a atuação do enfermeiro empreendedor em consultório, suas habilidades clínicas e conhecimentos específicos na realização do exame, o profissional é convidado pela Unit-PE para ministrar o minicurso “Consultório de Enfermagem e a prática de Coleta de Exame Citológico”, no dia 23 de janeiro, das 19h às 22h. 

A ação faz parte do Masterclass Unit-PE, evento que, até 26 de janeiro, também promoverá a oferta de cursos nas áreas de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências da Computação, Direito, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia, além de mentorias de Carreiras, com atendimentos personalizados agendados pelo Unit Carreiras.

Confira a programação completa e se inscreva, gratuitamente, acessando o link: https://hs.unit.br/masterclass-unit-pe-2024

Compartilhe: