Como o planejamento é algo importante para quem quer realizar mobilidade acadêmica, o Grupo Tiradentes apresenta quais serão as próximas possibilidades de o discente cursar parte da sua graduação em uma Instituição de Ensino Superior (IES) estrangeira. Existem opções presenciais ou remotas, dentro dos programas de internacionalização mantidos pelo grupo.
A assessora de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes (GT), Júlia Gubert, explica que a instituição já iniciou 2023 com inscrições abertas para o Programa Laboratório Social. “Teremos, também, o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI) e o Internato no Cambridge Health Alliance para estudantes de Medicina. Contudo, se o estudante busca uma experiência em casa, sem a mobilidade acadêmica, iremos também oferecer o Programa Buddy”.
Júlia atenta que, em 2022, os destaques foram as iniciativas de internacionalização para a área da saúde. “Conseguimos promover oportunidades de internato de Medicina em Boston para os nossos estudantes. Esperamos conseguir manter e melhorar todos os nossos projetos, ampliando vagas e bolsas quando possível. Queremos, cada vez mais, incentivar os estudantes da Universidade Tiradentes a terem uma vivência internacional que incremente a sua formação”, destaca.
Programas disponíveis
Para 2023, o Grupo Tiradentes e suas instituições têm previstos os seguintes programas de internacionalização:
Laboratório Social: está com edital aberto até 29 de janeiro de 2023 e permite que os estudantes dos cursos de Direito e Arquitetura e Urbanismo fazerem seu trabalho de conclusão de curso com um componente internacional em uma mobilidade acadêmica de curta duração para a Universidade de Valladolid.
Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI): possibilita que discentes de qualquer curso presencial façam disciplinas em 1 semestre acadêmico em uma instituição parceira fora do Brasil.
Internato no Cambridge Health Alliance: direcionado para os alunos do curso de Medicina; Nele, os discentes podem realizar um mês de seu período de internato nas instalações do Cambridge Health Alliance, na região de Boston, em Massachusetts (Estados Unidos).
Programa Buddy: oportunidade de conviver e interagir com alunos internacionais vindos para as unidades do Grupo Tiradentes para a mobilidade acadêmica, com a finalidade de auxiliar os discentes estrangeiros na sua transição e adaptação ao dia-a-dia na universidade e na cidade.
Critérios
São critérios de elegibilidade, em todos os editais, que o discente:
• Tenha 18 anos ou mais;
• Esteja regularmente matriculado na Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), nos Centros Universitários Tiradentes (Unit Alagoas e Pernambuco) ou nas Faculdades Tiradentes (Fits Jaboatão e Goiana)
• Esteja adimplente com a sua instituição de ensino;
São critérios de seleção em todos os editais:
• Média Geral de Desempenho;
• Pontuação a partir de integralização da carga horária;
• Pontuação referente à Certificados/Declarações de Engajamento acadêmico.
Asscom | Grupo Tiradentes