Conhecer diferentes métodos de estudo é muito importante, dessa forma, é possível variar o modo de aprendizado, de acordo com o que funciona para si, tornando o estudo mais prazeroso.
Existem vários métodos que podem ser aplicados à rotina de quem deseja melhorar a gestão do tempo, a memorização, a concentração, o foco e entre outros fatores:
– Técnica pomodoro: consiste no estudo por 25 minutos de forma ininterrupta e, depois, no descanso por 15 minutos. A ideia é que o cérebro possa descansar, para que você tenha fôlego para voltar a estudar e absorver melhor o conteúdo.
– Assistir filmes e séries: é possível aprender ao mesmo tempo em que se diverte assistindo a filmes e séries. O interessante é que você busque por conteúdos que tenham a ver com o que você está estudando, até mesmo para fazer um exercício de saber separar o que é realidade e o que é ficção nos seriados.
– Fichamentos: Criar resumos dos conteúdos em fichas e, depois, fazer as leituras, um pouco por dia, para fixar melhor o aprendizado.
– Fazer apresentações para o espelho: Falar como se estivesse ensinando para uma pessoa ou mais e, de certa forma, para você mesmo. Isso ajuda na melhora da oratória e também para se sentir mais confiante.
– Mapa mental: é bastante simples e uma das mais conhecidas. Consiste na realização de um diagrama, em que o centro deve trazer o conteúdo principal a ser estudado. A partir desse centro, são criadas ramificações, que podem trazer frases, palavras-chave e até mesmo imagens que ajudam a criar e absorver os conteúdos.