ESTUDE NA UNIT
MENU

Conheça diretores pernambucanos e suas produções

Eles representam Pernambuco na área do cinema

às 13h24
Compartilhe:

Os filmes são muito importantes para estimular a imaginação, criatividade, cultura e inspiração. E não faltam esses atributos nas mentes dos diretores pernambucanos. Eles representam o estado na área do cinema nacional e mundial com suas produções cinematográficas. Venha conhecê-los!

Cláudio Assis nasceu na cidade de Caruaru. É ator, cineclubista e diretor e já dirigiu curtas, documentários e longas. Suas produções já receberam várias premiações. Amarelo Manga é uma delas e já foi premiada em Brasília, Toulouse (França), Miami e Fortaleza. O filme retrata a vida de moradores do centro histórico de Recife. Já a produção Febre do Rato (2011) conta a história de um poeta anarquista e estreou no Festival de Cinema de Paulínia e levou vários prêmios. Cláudio ainda dirigiu, produziu e fez o roteiro de Baixio das Bestas (2006), premiado nos festivais de Brasília, Roterdã, Miami e Paris; também foi diretor dos curtas O Brasil em Curtas 06 – Curtas Pernambucanos (1999), Texas Hotel (1999), Viva o Cinema (1996), Soneto do Desmantelo Blue (1993) e Henrique (1987).

Lírio Ferreira nasceu em Recife e é diretor, produtor e roteirista. Fez os longas Baile Perfumado (1997), que foi premiado no Festival de Brasília e retrata a história real do libanês Benjamim Abrahão, que fez registros únicos de Lampião; Também assina a direção nos filmes Árido Movie (2005), O Homem que Engarrafava Nuvens (2009), Sangue Azul (2015), que ganhou prêmios no Festival do Rio; e nos curtas O Crime da Imagem (1994), That’s a Lero-Lero (1995) e Assombrações do Recife Velho (2000).

Dea Ferraz é uma diretora e roteirista pernambucana. Suas principais obras são os longas-metragens documentais Sete Corações (2014), Câmara de Espelhos (2016), Modo de Produção (2017) e Mateus (2018), que foram exibidos em no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, na Janela Internacional de Cinema, no Panorama – Coisa de Cinema e também no Olhar de Cinema, ForumDoc e Mostra Tiradentes. Dea também recebeu vários prêmios em  festivais latino-americanos como Santiago Alvarez (Cuba) e DOCSDF (México). 

Compartilhe: