Os soft skills são habilidades interpessoais que fazem parte da inteligência emocional de uma pessoa e determinam a sua capacidade de lidar com o outro e de administrar suas emoções, sendo uma competência fundamental para as relações humanas. No mercado de trabalho, as empresas prezam por investir em uma boa análise de soft skills no recrutamento dos colaboradores.
Na área tecnológica, uma das que mais emprega atualmente, não é diferente. De acordo com uma pesquisa do LinkedIn e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o setor de TI teve um crescimento de 60% durante a pandemia. Em 2023, mesmo com as recentes demissões em massa em big techs como Meta, Amazon, Google e Microsoft, unicórnios e startups de tecnologia, que atingiram mais de 97 mil pessoas, o setor de tecnologia continua aquecido e os empregos permanecem em alta demanda.
Por isso, é importante conhecer as soft skills que são mais valorizadas na área para poder se destacar e se preparar que, segundo os especialistas do Instituto PECEGE, são:
– Resiliência (disciplina e foco);
– Dinamismo;
– Criatividade;
– Comunicação assertiva;
– Autonomia (tomada de decisões);
– Proatividade.