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Conheça as principais iniciativas ESG do mercado de trabalho 

São fundamentais para assegurar o verdadeiro compromisso com a pauta

às 13h29
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Com a pauta ESG (Environmental, Social and Governance, que significa Governança ambiental, social e corporativa) se tornando, cada vez mais, prioridade no mundo, as empresas procuram investir em iniciativas para avançar no mercado. Tais iniciativas são essenciais para garantir que a organização esteja verdadeiramente comprometida com a sustentabilidade. 

Conheça as principais iniciativas que devem ser adotadas: 

Na área Ambiental, recomenda-se: investir em práticas e tecnologias mais limpas; Implementar medidas para reduzir a pegada de carbono; Avaliar e monitorar as emissões de carbono; Adotar tecnologias e práticas que reduzam o consumo de energia; Preferir fontes de energia renovável; Promover a reciclagem e a redução de resíduos; Implementar políticas para minimizar o impacto ambiental e promover a conscientização interna sobre práticas de descarte responsável.

Já na área Social, é importante: fomentar um ambiente inclusivo e diversificado; Estabelecer políticas para garantir igualdade de oportunidades; Criar possibilidade de envolvimento em projetos sociais e comunitários; Apoiar organizações sem fins lucrativos; Garantir ambientes de trabalho seguros e saudáveis; e oferecer benefícios que promovam o bem-estar dos colaboradores.

E no que diz respeito à Governança: divulgar informações financeiras e operacionais de maneira transparente; Adotar práticas de prestação de contas responsáveis; Estabelecer códigos de conduta ética e comunicar o que foi definido; Garantir conformidade com leis e regulamentações; Fomentar a participação ativa dos acionistas nas decisões da empresa; Implementar sistemas robustos de gestão de riscos; Desenvolver planos de contingência para eventos inesperados; e Fornecer treinamento regular para funcionários sobre práticas ESG.

É importante ressaltar que essas empresas devem estar comprometidas, de fato, com a pauta, implementando essas iniciativas de modo efetivo. Caso contrário, só estarão praticando greenwashing (lavagem verde), expressão que costuma ser atribuída às empresas que fazem divulgações falsas sobre sustentabilidade, afirmando que seus produtos são sustentáveis, quando não são, o que pode trazer prejuízos financeiros e à imagem das organizações.  

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