ESTUDE NA UNIT
MENU

Conheça alimentos que ajudam a controlar a ansiedade

Os sintomas podem ser controlados através de terapia, alimentação, medicamentos e exercícios físicos

às 12h36
Assortment of healthy feel good food, superfood ingredients for stress, anxiety, chronic fatigue, depression relieving, reducing, for relaxation on a kitchen table. Top view flat lay background
Assortment of healthy feel good food, superfood ingredients for stress, anxiety, chronic fatigue, depression relieving, reducing, for relaxation on a kitchen table. Top view flat lay background
Compartilhe:

A ansiedade é um distúrbio relacionado à saúde mental e tem características relacionadas ao medo e preocupação excessivos. Em determinadas situações, as pessoas podem apresentar alterações nos batimentos cardíacos e na respiração, suor excessivo, choro, pensamentos intrusivos e cansaço. Existem algumas formas de controlá-la, seja por meio de terapia, exercícios físicos, medicamentos e, até mesmo, com a alimentação.

Alguns alimentos conhecidos por ajudarem a controlar a ansiedade são os que possuem chocolate na sua composição e, principalmente, ele puro. Ele induz a produção de dopamina, melhorando o humor e diminuindo os sintomas da ansiedade, mas é importante ter atenção no momento da escolha e optar pelas versões que contém maiores quantidades de cacau, afinal, o açúcar em excesso pode resultar em mais agitação.

Um ótimo aliado e já conhecido por suas propriedades calmantes é o maracujá, a fruta é rica em compostos importantes para equilibrar o humor e diminuir a tensão muscular. Já as frutas cítricas, como laranja e abacaxi, possuem altas concentrações de vitamina C, importante para diminuir a inquietação e irritabilidade. 

Por fim, as oleaginosas, como castanhas e amendoim, possuem altas concentrações de magnésio, vitaminas do complexo B e triptofano, que são capazes de reduzir os sintomas não só da ansiedade mas, também, da depressão. Além disso, os peixes com grandes percentuais de gordura também possuem triptofano e ômega 3, que ajudam na produção da serotonina.

Compartilhe: