A Imbiribeira é uma área que se espalha em torno da conhecida Lagoa do Araçá, é atravessada pela Avenida Mascarenhas de Morais, nomeada em homenagem ao comandante da Força Expedicionário Brasileira (FEB) durante a II Guerra Mundial, e também é sede da Unit-PE. Ao longo das margens arborizadas, vivem 48.512 habitantes.
O bairro leva o nome de uma grande árvore existente na flora brasileira, derivada de duas palavras: eimbir (rasgar) e yb (rasgada em tiras), que tem a madeira vermelha ou preta e é usada como ripa para a fabricação dos telhados das casas. Entretanto, nem sempre foi esse nome, a história mostra que a região era, no século XVII, o Sítio da Barreta, onde ficava um grande depósito de açúcar para a exportação, por causa da proximidade com a zona portuária do Recife.
As terras do Sítio da Barreta se estendiam do bairro de Afogados até Boa Viagem. Como era muito extenso, o terreno começou a ser desmembrado em grandes sítios e localidades, sendo uma dessas partes nomeada Imbiribeira.