ESTUDE NA UNIT
MENU

Conheça 10 novas profissões para ficar de olho

Novas possibilidades estão surgindo no mercado de trabalho

às 14h24
Compartilhe:

Você com certeza já percebeu o quanto o mundo está mudando. No mercado de trabalho não é diferente. As profissões estão cada vez mais abrangentes e, inclusive, novas estão surgindo. 

Essas novas possibilidades estão relacionadas com as demandas sociais e econômicas que os países necessitam e também com a globalização e o crescimento de tecnologias. Com isso, as empresas prezam por investir em empregadores que estão antenados com as novidades e aptos à constante inovação. 

Por isso, trazemos aqui 10 novas profissões que estão ganhando destaque. Fica de olho!

  1. Especialista em Inteligência Artificial (IA)

Não poderíamos começar essa lista sem antes falar da inteligência artificial. Bastante presente em nosso cotidiano, esta tecnologia se baseia no pensamento humano para realizar ações de forma automatizada. O profissional desta área deve ter conhecimentos sólidos em machine learning (aprendizado da máquina) e técnicas de inovação.    

  1. Gestor de mídias sociais

Este tipo de profissional é responsável pela administração dos canais digitais das empresas (sites e redes sociais) e elabora também planejamento estratégico e  propostas, juntamente com a equipe/coordenação de comunicação. 

  1. Desenvolvedor de sistemas e softwares

Nesta profissão, o(a) desenvolvedor(a), ou programador(a), é responsável pela programação, que é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador, pensando sempre na usabilidade dos programas, para que eles sejam realmente eficientes para os usuários.

  1. Advogado especializado na Lei de Proteção de Dados (LGPD)

Esse profissional tem se destacado no mundo jurídico. Isso porque os empresários têm buscado cada vez mais orientação sobre a LGPD, lei que protege os dados sensíveis expostos. 

  1. Pesquisador de compliance empresarial e jurídico 

Ainda na área do Direito, listamos o pesquisador de compliance empresarial e jurídico, que atua como colaborador que identifica e sustenta ideias para reparação de eventuais alterações. Ou seja, o principal objetivo deste profissional é fazer um monitoramento dos riscos de processos judiciais e prejuízos econômicos que a empresa possa sofrer. 

  1. Profissionais que dominam o streaming

A pandemia estimulou o crescimento do serviço de streaming no mundo, que nos possibilita transmitir e acessar conteúdos pela internet em qualquer dispositivo com conexão e em tempo real sem a necessidade de download. Portanto, é uma área muito procurada não somente pelos profissionais da área de tecnologia, mas também pelos que não atuam no ramo e desejam se especializar. 

  1. Profissional em experiência do usuário (UX)

Com o crescente uso de tecnologias, o User Experience (UX) é um ramo bastante promissor para designers. É uma atividade que tem como objetivo proporcionar uma interação mais amigável, simplificada e intuitiva para o usuário. 

  1. Alfaiate digital

A modernização também abriu portas para a profissão de alfaiate digital, que consiste na confecção de roupas mediante medição de silhuetas de maneira remota. Alguns aplicativos fazem esse tipo de medição e é muito rentável para quem trabalha com costura. 

  1. Coach financeiro

Precisa de uma orientação na organização de suas finanças? O coach financeiro pode ser uma boa aposta para te ajudar nessa questão. Ele atua auxiliando a economizar dinheiro para criar um fundo para emergências, a administrar os recursos, a criar um planejamento, a atingir metas e a mudar hábitos que são nocivos para a saúde financeira.

  1. Profissional freelancer 

Por último e não menos importante, mencionamos o trabalho freelancer, que dispõe maior flexibilidade e liberdade de produção. Ou seja, o profissional, de forma autônoma e sem vínculo empregatício, pode se organizar de modo que consiga ter várias ocupações ao mesmo tempo e definir sua renda, com base na média de trabalhos realizados.

Compartilhe: