A III Semana de Pesquisa e Extensão – SEMPEx, da UNIT, reservou o segundo dia para a realização de uma série de palestras e oficinas voltadas a qualificação e ao aperfeiçoamento dos graduandos.
Na programação do evento, merecem destaque temas como: intercâmbio e pesquisa no exterior, inglês instrumental, a biologia do amor e a pesquisa na área jurídica, apresentadas no período da manhã e tarde.
A noite, duas palestras dividiram a atenção dos estudantes, “Inteligência de mercado em cenários de crise” e “Biotecnologia e as políticas públicas de saúde”.
Com mediação das professoras Mariana Donato, Andrezza Pimentel e Alicely Araújo, o auditório 2, do Recife Praia Hotel, recebeu “Biotecnologia e seus impactos nas políticas de saúde”, apresentado pela pesquisadora da Fiocruz Pernambuco, Maria José Ribeiro.
No encontro, a conferencista detalhou como a área biotecnológica influencia a produção de bens e serviços, especialmente quando utilizada na agricultura, ciências envolvendo o estudo dos alimentos e a medicina, na melhora da vida em sociedade.
“A Biotecnologia é um campo muito vasto, permitindo o desenvolvimento de pesquisas em vários ramos, como na saúde – na produção de vacinas e biofármacos – em combustíveis – com o aperfeiçoamento do álcool e a produção de biodiesel – e na tecnologia – com a fabricação de equipamentos de análises de materiais, proporcionando avanços permanentes”, salientou a doutoranda em Biotecnologia, pela UFPE / University of Cambridge.
Já no auditório 1, com mediação do coordenador da COPEX, e organizador do evento, professor Pedro Paulo Procópio, o assunto foi “Inteligência de mercado em cenários de crise”, chefiado pelo economista e professor do curso de Administração, Edgard Leonardo.
De forma leve, o palestrante abordou como os futuros profissionais podem diferenciar-se e trabalhar com técnicas de inteligência de mercado, e conseguir superar cenários adversos, como uma crise econômica.
Segundo o palestrante, “o ideograma chinês que significa crise, é o mesmo utilizado para a palavra oportunidade, e é esse tipo de pensamento daqueles que enxergam uma situação ruim como uma oportunidade de crescimento, seja pessoal ou profissional”, pontuou o docente.
Na parte da manhã, a coordenadora do UNIT Idiomas, professora Suzana Paulino, mostrou os meandros de uma brasileira atuando com produção científica no exterior, detalhando sua experiência na University Of Birmingham, na Inglaterra.
Também foi tema de encontro reunindo alunos de Saúde, a “Biologia do amor”, capitaneada pela professora da UNIT, Jeyce Andrade.
Confira a programação do terceiro e último dia da SEMPEx, no link: https://pe.unit.br/pag/prog_sempex.php