No dia 14 de maio, foram oficialmente lançados os cursos de Mestrado Interinstitucional (Minter), em Saúde e Ambiente, e de Doutorado Interinstitucional (Dinter), em Educação, do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão. A cerimônia aconteceu no campus da própria Unit-PE e reuniu as lideranças, coordenadores e professores da instituição e também de Goiana (PE). Estiveram presentes ainda o diretor acadêmico do Grupo Tiradentes, prof°. Temisson José, além de representantes da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), que é parceira nessa iniciativa.
O objetivo principal do evento foi comemorar mais essa conquista com a comunidade acadêmica e mostrar aos professores interessados quais serão os próximos passos daqui por diante, uma vez que as inscrições já estão abertas até o dia 28 de junho para envio de projetos.
O reitor da Unit-PE, prof°. Diogo Galvão, ratificou a importância da ocasião. “O dia de hoje é muito importante para nós. É um daqueles dias que entram na linha do tempo da instituição, junto com tantas outras conquistas da Unit Pernambuco. Estamos felizes demais. Queremos compartilhar com todo mundo”.
O professor Marcos Wandir Nery Lobão, coordenador de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unit Sergipe, ressaltou a importância da integração e comunicação entre as duas instituições, além da qualidade dos programas em Educação (PPED) e em Saúde e Ambiente (PSA), que alcançaram nota 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sendo que o Dinter é o único curso de Doutorado no Nordeste oferecido por uma instituição privada, o restante é oferecido apenas por universidades públicas.
“São Mestrados e Doutorados bem conceituados e com o corpo docente bem dedicado. Essa troca de experiência vai ser interessante para que possamos manter essa produção científica de alto nível, já conhecida na Unit Sergipe”, explica.
Carlos Eduardo de Oliveira, coordenador do Minter, e Valéria Oliveira, coordenadora do Dinter, participaram do lançamento explicando as principais linhas de pesquisa dos dois programas. No Mestrado, as linhas serão: “Ambiente, Desenvolvimento e Saúde”, “Enfermidades e Agravos à Saúde de Impacto Regional” e “Biodiversidade e Saúde”. Já no Doutorado, as pesquisas serão feitas nas áreas de “Educação e Comunicação” e “Educação e Formação Docente”.
Os presentes no evento puderam entender quais os documentos necessários para inscrições, como vai funcionar a avaliação dos inscritos, por meio da análise de currículos e entrevistas, e também conhecer opções de financiamento para que essa oportunidade seja acessível a todos. As aulas estão previstas para iniciar em agosto e o cronograma oferecido será o mais flexível possível, para que os alunos consigam adaptar suas rotinas.
“O lançamento da pós-graduação Stricto Sensu é um momento histórico para a Unit-PE. Representa uma maturidade alcançada e, consequentemente, passaremos a ocupar um nicho de destaque, onde as grandes instituições públicas já contribuem normalmente. Acreditamos que, muito em breve, os profissionais formados pelo Minter e Dinter irão contribuir muito para nossa comunidade acadêmica e sociedade”, afirma Carlos Eduardo.
A professora Valéria Maranhão, do curso de Odontologia da Unit-PE, aprovou a apresentação dos programas. “Eu tenho interesse no Doutorado. Agora preciso me inteirar do edital e tentar organizar minha agenda. É um marco importante para o Centro, que vai ajudar muito a comunidade acadêmica”.