Bolo de rolo não é rocambole. É sempre importante reforçar que um dos bolos mais amados pelos pernambucanos tem características próprias, tão marcantes que ele foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco em 2008.
Ainda no século XVI, quando os portugueses chegaram a Pernambuco, trouxeram consigo um bolo famoso, o chamado Colchão de Noiva. Este, era uma espécie de pão de ló, com recheio de amêndoas e enrolado em camadas grossas. Com o passar do tempo, enquanto havia escassez de amêndoas no Estado, a goiaba era abundante, então, logo o recheio passou a ser trocado pela goiabada, doce feito a partir da fruta e açúcar, também abundante em Pernambuco.
Além disso, o preparo da massa também sofreu alterações e o bolo de rolo começou a ficar cada vez mais com a cara de Pernambuco. As camadas passaram a ser cada vez mais finas, deixando o bolo com a aparência de um rolo, daí veio o nome. Atualmente, é um dos bolos mais populares do Estado e possui variações de recheio como doce de leite e chocolate.