MENU

Como planejar o cardápio semanal?

Veja como montar o planejamento das refeições da semana

às 13h02
Compartilhe:

Com a correria do dia-a-dia, muitas pessoas não conseguem planejar o cardápio semanal, e acabam comendo em fast-foods para enganar a fome. Este é um hábito maléfico para a saúde, já que é preciso consumir alimentos saudáveis e necessários para o organismo ter energia, saúde e nutrientes. Veja como montar o planejamento das refeições:

O primeiro passo é se preparar para fazer a feira no supermercado. Antes de ir até o local, é preciso olhar a dispensa de casa e ver o que necessita ser comprado, o que está faltando e o que já tem, para evitar desperdícios. Depois, é hora de escrever a lista de compras para não esquecer nada.

É preciso dar destaque às preferências alimentares dos moradores da casa, mas inserir novos e saudáveis alimentos é importante, como frutas, verduras e legumes. Pensar as receitas antecipadamente também é uma dica essencial, já que tudo fica mais organizado.

Lembre-se também de que uma refeição completa é composta de carboidratos, como cereais, raízes e tubérculos; salada; e proteína animal e vegetal, por exemplo, carnes, ovos, feijões e lentilhas. Então, não esqueça de comprá-los, assim como arroz, legumes, verduras e temperos.

Já na hora da preparação dos alimentos, escolher um dia para cozinhar pode ser mais fácil, sem que você precise ir ao fogão a semana toda. Você pode colocar alguns alimentos para congelar no freezer, como feijão, legumes, molhos e fazer marmitas, assim, seu tempo é otimizado e a saúde fica em primeiro lugar. 

Compartilhe: