ESTUDE NA UNIT
MENU

Como o estudante de primeiro período deve se preparar para o tão sonhado intercâmbio?

A consultora de Carreiras Unit-PE, Karina Paz, recomenda algumas dicas

às 14h56
Compartilhe:

O ambiente acadêmico pode proporcionar inúmeras oportunidades, dentre elas o intercâmbio. Com isso, preparar-se para um intercâmbio desde o primeiro período é uma excelente iniciativa, pois envolve planejamento e organização. 

Para quem é calouro, pode, no entanto, surgir dúvidas sobre esse tão sonhado momento. Na Unit-PE, os alunos do primeiro período não podem participar do Programa de Mobilidade Acadêmica (ProMai), por ainda não terem a carga horária mínima de curso (20%). No entanto, eles podem já começar a se preparar.

A analista e consultora de Carreiras da Unit-PE, Karina Paz, recomenda então algumas dicas para ajudar nesse processo. “Eles podem ter como referência os editais anteriores. É preciso ter entre 20% (segundo período) e 80% (penúltimo) do curso; ser maior de 18 anos, residente e domiciliado no Brasil; ter média geral ponderada igual ou superior à 7,00 no curso em que está matriculado e não estar inadimplente financeiramente com a instituição ou ter sido penalizado em processo disciplinar”, diz sobre os pré-requisitos. 

A participação em projetos acadêmicos, monitoria, estágios e voluntariados são importantes também para a aprovação. No ProMai, há cerca de 40 instituições internacionais parceiras, em 13 países e algumas dessas que pedem proficiência, sendo de nível intermediário a avançado na respectiva língua. “Nem todas exigem isso. Mas saber quais geralmente são ajuda o aluno na questão da avaliação, ele já faz a prova no próprio site da gente. Por isso, é importante olhar os editais anteriores”, finaliza. 

Ao seguir essas dicas, o estudante poderá estar melhor preparado para alcançar o intercâmbio.  Confira o edital anterior e as suas respectivas etapas, bem como as universidades, países parceiros e outras informações: https://www.grupotiradentes.com/international/promai-2023-2/.

Compartilhe: