ESTUDE NA UNIT
MENU

Como o estresse pode afetar a saúde?

É preciso mais calma no dia-a-dia

às 12h12
Compartilhe:

Com a correria da rotina e eventuais problemas em planos, objetivos ou desentendimentos, o estresse pode surgir. E ele é um risco para a saúde, tanto a mental como a física. É preciso ter calma no dia-a-dia, já que se estressar só traz malefícios para a vida.

O estresse é uma resposta do organismo a estímulos que são ameaçadores. Com isso, o corpo tem uma série de reações, produzindo hormônios, dentre eles, o cortisol e a adrenalina. A partir daí, o ser humano fica em estado de alerta e fica com sintomas como a aceleração da respiração e dos batimentos cardíacos. Diversas situações podem gerar isso, como insegurança, brigas, atraso, álcool, drogas, problemas financeiros, emergência, morte, entre outras. 

Além de baixar a imunidade, o estresse gera diversos sintomas maléficos para o corpo, como dor de cabeça, dificuldade para dormir, constipação, diarréia, irritabilidade, falta de energia e concentração, problemas alimentares, raiva, tristeza, maior risco de acessos de asma e artrite, tensão, cólica estomacal, inchaço do estômago, problemas de pele (como urticária), depressão, ansiedade, ganho ou perda de peso, doenças cardiovasculares, pressão alta, síndrome do intestino irritado, diabetes, menor apetite sexual e dificuldade de engravidar.

Para tratá-lo, é preciso mudar os hábitos da rotina e tentar agir com mais calma, principalmente através de técnicas de relaxamento, como a meditação, que ajuda a respirar melhor; yoga e massagem. Ter um tempo para lazer, dormir bem, praticar exercícios físicos, se alimentar de forma saudável, evitar consumir bebidas alcoólicas em excesso e não fumar também são atividades que tratam e previnem a condição. 

Compartilhe: