ESTUDE NA UNIT
MENU

Como não cair em trotes telefônicos?

Os golpes são antigos mas continuam sendo aplicados

às 13h29
Compartilhe:

Os aparelhos celulares estão presentes na maioria de nossas atividades diárias, seja para trabalho ou assuntos pessoais. Com eles, atualmente, é possível fazer transações bancárias, solicitar carros de aplicativo, enviar e receber mensagens de qualquer lugar, apesar da praticidade, isso abre espaço para tentativas de golpe. 

Não é difícil encontrar alguém que tenha recebido uma ligação informando que seu filho foi sequestrado, que algum familiar está em perigo, que está com problemas na justiça ou mesmo que recebeu um prêmio e precisa confirmar dados pessoais. Esses golpes são antigos mas, diariamente, continuam sendo aplicados e ainda existem pessoas que caem, por conta da fragilidade emocional, e acabam tendo prejuízos financeiros. É preciso estar atento a estes tipos de ligação, por isso, separamos algumas dicas para que você não caia em golpes, confira:

  • Evite atender ligações de números desconhecidos, a não ser que você esteja aguardando a chamada;
  • Desligue imediatamente quando solicitarem dados bancários, números de cartões ou depósitos de dinheiro;
  • Caso a chamada simule um sequestro, mantenha a calma e peça para a pessoa que foi supostamente sequestrada dizer o nome dela. Se parecer real, informe a polícia;
  • Sempre que ligarem informando ser de uma empresa, solicite as credenciais do atendente;
  • Não forneça senhas, dados bancários, códigos de confirmação e outras informações pessoais por telefone.
Compartilhe: