ESTUDE NA UNIT
MENU

Como montar um portfólio?

Documento é importante para o mercado de trabalho

às 18h20
Compartilhe:

O portfólio é um documento que reúne os trabalhos desenvolvidos por um profissional, assim como suas habilidades, materiais feitos, experiências e atividades realizadas. Ele é muito importante para o mercado de trabalho, já que é um modo de mostrar as competências para clientes e recrutadores. Mas como montar um?

Primeiro, é necessário saber que cada profissão vai produzir um portfólio diferente. Para quem é fotógrafo, no documento irá constar fotos tiradas pelo profissional; já quem trabalha com redes sociais, pode colocar os jobs e produções na mídia e quem é arquiteto mostrará os projetos feitos. O objetivo também precisa ser definido, se é conseguir um trabalho, registrar conquistas ou fazer networking. 

Existem dois tipos de portfólio: o impresso e o digital. O primeiro é mais feito por engenheiros e quem trabalha com arte e projetos, já que garante uma visualização mais completa. O segundo pode ser produzido em PDF ou plataformas e tem fácil envio, já que ele fica em redes sociais e email, além de não ter custo.

Para montar um bom portfólio, é preciso escolher os principais trabalhos para compor o documento. Ele não precisa conter tudo e ficar exagerado, mas sim, os projetos mais notáveis da carreira. Mas quem nunca trabalhou e ainda é estudante, podem ser incluídos trabalhos da faculdade, atividades voluntárias, monitorias e outros serviços acadêmicos.

Também é importante se apresentar no documento, com uma seção só para falar sobre si. Habilidades, competências, hobbies e qualidades podem e devem ser colocadas no portfólio. Outras dicas importantes são em relação à estética – apostar na simplicidade é ideal, sem exagero de imagens, com parágrafos curtos, palavras não muito formais e difíceis e prezar pela objetividade. 

Existem vários sites e plataformas que ajudam na hora de fazer um portfólio digital, com layouts, dicas e formatos de projetos – o Pictorico, Vantage e o Wix são exemplos.

Compartilhe: