O currículo é uma parte muito importante na hora de conseguir um emprego. Nele, é preciso conter as informações necessárias para que o recrutador conheça que tipo de profissional você é e seus objetivos. É um panorama geral sobre suas características, formação e trajetória.
Para montar um currículo, é preciso prestar atenção a alguns fatores. Ele precisa conter detalhes sobre você e toda sua trajetória. Então, na parte escolar e profissional, é necessário colocar o colégio em que se formou e a instituição de ensino superior em que foi cursada a graduação.
Saber como você atua no trabalho é prioridade para as empresas, e sua área profissional é um campo que tem que estar bem detalhado. Cursos, palestras e experiências anteriores – caso tenha – precisam conter no currículo, mostrando o que você é capaz de oferecer na área.
Na hora de montar o currículo, é preciso prestar atenção na linguagem, ou seja, é importante lembrar: não vale a pena usar palavras muito rebuscadas, com termos diferentes e não típicos do dia-a-dia, apenas uma escrita de bom tom, mas que seja bem compreendida, assim, as chances de sucesso serão maiores.
Antes de enviar um currículo, é necessário pesquisar sobre a missão e valores da empresa e pensar se suas experiências e objetivos combinam com o ambiente. Colocar no currículo que quer outro tipo de negócio, ou que evidencie não concordar com o modo de trabalho e cultura da empresa, mostra incompatibilidade.
Além de evidenciar seu objetivo atual, é muito importante descrever suas metas e planejamentos para o futuro, pois isso descreve que seu potencial está sempre crescendo e você está pensando em acrescentar algo à empresa.
Não menos importante, o currículo deve mostrar a sua verdade: sua personalidade, características e pontos marcantes. Com análise e o conhecimento de seu interior, você passa credibilidade e confiança.