ESTUDE NA UNIT
MENU

Como manter a motivação para os estudos

Veja dicas para ficar mais motivado

às 13h20
Compartilhe:

Estudar pode ser cansativo e, com a rotina corrida e outros compromissos, a desmotivação é capaz de atingir qualquer aluno. Mas existem dicas de ações que, se implementadas no dia-a-dia, ajudam a estimular a motivação, tornando os estudos mais atrativos. 

Primeiro, é preciso parar de procrastinar. A procrastinação está diretamente ligada à desmotivação, por isso, é essencial identificar, de forma individual, o que te faz deixar as coisas para depois. Pode ser por vários motivos, como conteúdo extenso, auto-estima baixa e falta de interesse no assunto ou matéria. 

Se o problema é conteúdo extenso, você pode dividir o material em partes menores. Por exemplo, ter uma meta de ler três capítulos em um dia, assistir duas vídeo-aulas na semana ou fazer a divisão de exercícios. Assim, a grande quantidade de assunto se torna menos assustadora.

Criar um cronograma de estudos também é uma dica importante. Dividir as tarefas em todas as horas do dia, de forma semanal, ajuda a manter a organização e é um estímulo a mais. Ter atividades de lazer, com pausas, é indispensável, e pode ser uma forma de recompensa pelo tempo estudado, assim, fica mais fácil atingir o planejamento inicial. Assistir filmes e séries, praticar exercícios físicos, sair com os amigos e passear com o cachorro são exemplos.

Cuidar da saúde mental é muito necessário. Então, se estiver sem vontade de fazer nada, com inseguranças e medo paralisador, procurar um profissional, como um psicólogo, pode trazer vários benefícios. 

É ideal focar no processo. Fazer mapas mentais para ajudar na memorização, não ter distrações como celular e TV enquanto está estudando, criar um grupo de estudos com amigos da faculdade, além de ter organização são ações que te ajudam a vencer a desmotivação e atingir seus objetivos acadêmicos e futuros profissionais. 

Compartilhe: