Sensação de estufamento, cansaço, vontade de dormir: esses são alguns sintomas que muitas pessoas sentem logo após o almoço. A falta de energia durante este momento fica grande, o que pode comprometer a realização de atividades na rotina. Mas porquê isso acontece e como evitar?
Esses sinais acontecem quando a refeição é mais “pesada” e contém muitos carboidratos, o que acaba prejudicando a digestão. Com isso,a circulação e o gasto energético ficam concentrados na região abdominal, levando a sonolência e fadiga. Por isso, o ideal é se alimentar de forma equilibrada, sem excesso de açúcar e calorias.
Na hora do almoço, é melhor evitar consumir exageradamente pães, massas, farinhas, batatas e arroz. O correto seria optar por proteínas magras, saladas, legumes e verduras em maior quantidade. Colocar uma quantidade ideal para saciar a fome – sem exageros – e não escolher gordura e açúcar são dicas importantes.
Para aumentar a disposição após o almoço, é preciso separar uma hora apenas para a refeição, sem interrupções. Também descansar no intervalo faz com que a energia seja restaurada para mais tarde. Outra dica importante é sempre tomar café da manhã, já que ele é essencial para começar o dia de forma equilibrada e ainda é uma forma de não ficar com muita fome até o almoço.
Levar lanches leves para a faculdade ou trabalho, como castanhas ou frutas, ajudam a evitar os picos de glicose que levam ao sono. Além disso, é preciso sempre se manter hidratado, ou seja, não deixar de levar a garrafa de água para os locais, assim, o organismo funciona corretamente. E caso os sintomas de fadiga continuem, pode ser a hora de procurar um médico e fazer exames para verificar o funcionamento correto dos órgãos e do corpo em geral.