ESTUDE NA UNIT
MENU

Como lidar com a pressão dos pais para escolher profissão

O autoconhecimento e estar aberto ao diálogo ajudam a evitar confrontos

às 14h57
Compartilhe:

Escolher a profissão e ao mesmo tempo lidar com a pressão dos pais é uma realidade na vida de muitos jovens que estão iniciando sua carreira profissional. Decidir apenas com base na opinião dos familiares pode acabar gerando frustração no futuro, mas por outro lado, seguir um caminho de confronto pode deixar a relação com os pais desconfortável. O ideal é encontrar formas de equilíbrio para mediar esse tipo de situação. Por isso, anote algumas orientações de profissionais que separamos para você que se identifica com esse assunto!

  • Ter autoconhecimento 

O primeiro passo nesse processo é entender quem você é e quais são seus objetivos pessoais e profissionais para seu futuro, buscando saber do que você gosta, levando também em consideração suas habilidades. 

  • Ser aberto ao diálogo e avaliar todas as possibilidades

Por mais que a decisão seja sua, o diálogo e o respeito são fundamentais. É preciso também saber ouvir e estar apto a novas ideias para avaliar todas as possibilidades. Por isso, é importante que pais e filhos conversem abertamente sobre a carreira e o futuro, respeitando as diferentes opiniões e lidando juntos com o assunto. Neste diálogo, você deve mostrar que se importa com a opinião deles, falar o que considerou delas, e apontar os pontos que considera importante na defesa de sua escolha. 

  • Priorizar a felicidade 

Sua decisão provavelmente estará associada com a sua felicidade, desse modo, priorizar opções que vão trazer bem-estar e satisfação pessoal é fundamental para se motivar e manter a decisão nos momentos mais difíceis. 

  • Tomou sua decisão? Vá em frente

Apresentar os argumentos em que você se baseou para tomar a decisão e mostrar todas as dicas anteriores ajuda a ter um posicionamento mais firme, tanto para a família quanto para si, na hora de defender sua escolha.

Compartilhe: