ESTUDE NA UNIT
MENU

Como ler mais rápido

Confira dicas para ter agilidade na leitura

às 12h31
Compartilhe:

Quando se está na faculdade, a rotina é corrida e há vários livros, documentos e artigos para ler, o que muitas vezes pode ser facilitado com uma leitura mais rápida e é claro, com qualidade. Confira dicas:

A primeira dica para ler mais rápido e com qualidade é focar apenas no livro. Eliminar distrações como celular, televisão e música, além de ficar em um ambiente tranquilo e reservado é o ideal, assim, a leitura flui da forma certa e com velocidade. 

E se engana quem pensa que ler vários livros de uma vez ajuda a agilizar o processo. Pelo contrário. Muitas vezes essa ação pode atrapalhar e confundir os conteúdos, assim, a memorização fica prejudicada. Por isso, se concentrar em uma obra por vez é melhor, principalmente para quem é iniciante na leitura diária.

Pesquisar o conteúdo da leitura antes de começar a obra também pode ser muito importante. Saber do que se trata o livro, seu assunto principal e outras curiosidades, já é uma forma de preparação, e, na hora de ler, tudo será mais rápido. 

Algumas técnicas ajudam na leitura: não reler trechos, porque isso interrompe a concentração; ir lendo em grupo de palavras, e não em uma por vez, já que olhar em conjunto leva à assimilação; e evitar ler em voz alta, pois o cérebro gasta mais tempo para assimilar as informações.

Respeitar os próprios limites e ler não só pela velocidade, mas também, para entender o que está escrito é essencial. Assim, é possível dar conta de vários textos e obras durante a vida acadêmica.

Compartilhe: