ESTUDE NA UNIT
MENU

Como incluir exercícios físicos na sua rotina

Organização Mundial da Saúde recomenda prática diária de 150 a 300 minutos por semana

às 18h48
Compartilhe:

Criar hábitos saudáveis durante a vida colaboram para o aumento da longevidade e a prevenção de doenças – os exercícios físicos, por exemplo, são extremamente importantes. Através deles, é possível perder peso, controlar doenças como hipertensão e diabetes, reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar a qualidade do sono e outros.

Quando se fala em exercícios físicos, a primeira imagem que vem à mente é a de uma academia lotada que, apesar de ser a opção mais procurada e comentada, não é a única possibilidade para essas práticas. A atividade física se trata, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. 

A recomendação feita pela OMS é de que sejam feitos pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana (ou atividade física vigorosa equivalente) para todos os adultos, e uma média de 60 minutos de atividade física aeróbica moderada por dia para crianças e adolescentes. Entretanto, diversos fatores influenciam nessa manutenção de atividades diárias como socioeconômicos, psicológicos, rotinas exaustivas e falta de acesso, o que faz as pessoas começarem e abandonarem logo após.

Não existe fórmula mágica para que as atividades físicas não sejam abandonadas, mas é possível tentar aumentar a frequência de exercícios, analisando a realidade de cada indivíduo. Escolher uma atividade que gosta e traga identificação, não se comparar a outras pessoas – por exemplo, achar que não está evoluindo tão bem, traçar metas possíveis de alcançar, se exercitar em locais que se sinta confortável – em casa ou ao ar livre, são meios de se manter ativo.

Compartilhe: