ESTUDE NA UNIT
MENU

Como identificar um AVC?

Doença apresenta sinais que não devem ser ignorados

às 10h04
Compartilhe:

O acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, é uma condição em que se altera o fluxo sanguíneo para o cérebro. Ele pode acontecer por conta da obstrução de vasos sanguíneos  – chamado de AVC isquêmico – ou ruptura do vaso – AVC hemorrágico. Quando ele acontece, células nervosas da região cerebral atingida morrem. A doença apresenta sinais que não devem ser ignorados.

O acidente vascular cerebral isquêmico, quando os vasos sanguíneos são obstruídos, tem causas relacionadas à trombose ou embolia, enquanto o hemorrágico ocorre quando já se tem doenças cardiovasculares ou ferimentos na cabeça e pescoço. Mas em ambos existem outros fatores de risco, como hipertensão, envelhecimento, tabagismo, diabetes, estresse, genética, consumo de álcool e drogas, sedentarismo e colesterol alto. 

O AVC apresenta diversos sinais, que devem ser identificados rapidamente, para que assim o atendimento médico seja feito e as chances de sucesso sejam maiores. Dor de cabeça intensa, falta de força em um lado do corpo, rosto assimétrico – com sobrancelha caída e boca torta -, perda da sensibilidade, alterações na fala, dificuldade de ficar em pé ou sentado, tremores, sonolência, perda da memória, confusão mental, náusea e vômitos são sintomas comuns na condição. 

O atendimento com urgência é essencial. Por isso, ao qualquer sinal desses sintomas, deve-se deitar a vítima de lado em um local seguro e chamar o SAMU. É preciso olhar sempre se a pessoa continua respirando, e caso pare, é necessário fazer massagem cardíaca. E caso esteja sozinho no início dos sintomas, o procedimento é o mesmo: ligar para a emergência. 

Compartilhe: