ESTUDE NA UNIT
MENU

Como identificar fake news?

Confira dicas para detectar as notícias falsas

às 12h50
Woman reading newspaper
Woman reading newspaper
Compartilhe:

Mentiras, sensacionalismo e confusão – essas são algumas das características das fake news. Elas são veiculadas por blogs, portais, grupos de aplicativos ou até mesmo órgãos que têm como objetivo gerar conflitos entre a população. Para identificá-las, é preciso atenção, pesquisa e cuidado. Confira dicas:

Para começar, é necessário saber o que é fake news. Em tradução literal, significa notícias falsas. São textos, matérias, reportagens, fotos, vídeos e áudios que causam inúmeros malefícios para a sociedade, espalhando desinformação, medo e manipulando as pessoas, isso porque muitas vezes o objetivo delas é impor e influenciar opiniões.

De acordo com pesquisa da Poynter Institute, escola de jornalismo e organização de pesquisas americana, no Brasil, quatro em cada 10 pessoas dizem receber fake news todos os dias. O apontamento ainda revela que 65% dos brasileiros se preocupam em cair em notícias falsas ou que seus familiares caiam.

Por isso a importância de detectar as fake news – com a tecnologia, elas são difundidas ainda mais rapidamente, e se tornam difíceis de identificar. Mas existem dicas que podem ajudar. Primeiro, é importante sempre conferir a fonte de textos. Se sentir algo estranho com a informação recebida, verifique se tem autoria ou dados reais.

Outro fator que pode denunciar uma notícia falsa é o excesso de erros ortográficos. Raramente uma reportagem ou matéria séria apresentará falhas na escrita. Se atente também para sites e links desconhecidos, sempre confira depois se a informação foi veiculada em portais sérios e de renome. Ler o texto todo é outra ação necessária – às vezes ele pode conter verdades misturadas com mentiras, então, a leitura com atenção e depois checagem é importante.

Também é necessário ter cuidado com fotos e vídeos. Atualmente, existem montagens e criações realizadas por inteligência artificial, que muitas vezes se assemelham com a realidade. Por isso, é importante pesquisar e conferir o que está sendo transmitido. E vários sites verificam as fake news, como a Agência Lupa, da Folha de São Paulo, o E-farsas e O Fato ou Fake, criado pela Globo.

Se cair em fake news, investigue, e, após comprovada a notícia falsa, ajude compartilhando a verdade no seu grupo de família e amigos.

Compartilhe: