O avanço tecnológico possibilitou o surgimento de diversos equipamentos e aparelhos eletrônicos tanto para lazer quanto para trabalho. Um grande exemplo, que vem ganhando espaço nos últimos anos, principalmente entre os fãs de videogames e tecnologia, é o óculos de realidade virtual, ou óculos VR.
Os modelos disponíveis no mercado, sejam mais simples ou com mais detalhes, possuem espumas ao redor dos olhos e nariz, para trazer mais conforto, e possuem regulagem para ficarem presos à cabeça. Utilizando aplicativos, smartphones ou computadores, os óculos de realidade virtual enviam imagens e sons em 3 dimensões, dando a sensação de que estamos em outro mundo, completamente digital.
Através de um display LCD ou dois para cada olho, as lentes são capazes de dar uma nova forma à maneira que enxergamos. Além disso, o software entende o local em que você está para criar, da melhor forma, uma ilusão de ótica e posicionar objetos em diferentes locais do cenário à sua volta. Sendo assim, a partir da sua movimentação, seja movendo a cabeça para os lados ou dando passos, as imagens também se movem e criam novos objetos e ambientes.