ESTUDE NA UNIT
MENU

Como fazer um projeto de pesquisa ou iniciação científica?

Ele é uma espécie de “roteiro” da pesquisa que será desenvolvida pelo estudante; saiba aqui os primeiros passos para formular e montar um projeto (*)

às 12h07
Compartilhe:

O primeiro passo para iniciar uma pesquisa ou de iniciação científica está no projeto que deve ser apresentado pelo aluno à universidade, a uma agência de fomento e também em editais de bolsas de pesquisa. É um documento importante, que traz uma espécie de “roteiro” de como ela deve acontecer. Em geral, ele deve trazer um tema que será proposto pelo pesquisador, os motivos da pesquisa, a metodologia que será empregada e como ela será desenvolvida. 

Seu objetivo é fazer com que o autor da pesquisa demonstre ter conhecimento do assunto, do que é uma pesquisa científica e de como ela deve ser feita. Vamos trazer aqui algumas dicas de como elaborar um bom projeto e ganhar chances de aprovação.  

Os projetos de pesquisa ou iniciação podem ainda ser conhecidos como pré-projeto, proposta de pesquisa ou projeto de investigação, a depender de onde for apresentado. Em geral, eles são compostos pelas seguintes partes: 

  • Introdução: faz-se aqui um resumo geral da pesquisa  
  • Objeto: aponta o quê será pesquisado e qual problema deverá ser resolvido – ou qual questão será respondida. (“O que eu quero saber sobre o tema?”)
  • Justificativa: explica-se aqui o porquê da pesquisa, falando objetivamente sobre o assunto, e qual o alcance ao qual ela se propõe.
  • Referencial teórico: descreve-se a relevância teórica da pesquisa e o que já existe de publicado na literatura a respeito do tema (livros e outras pesquisas, por exemplo)
  • Metodologia: define a estratégia de desenvolvimento da pesquisa, seja por análise de dados, comparativos, análises de campos, entrevistas, etc; Na prática, é o planejamento prévio da fase de execução da pesquisa. Devem ser apresentadas as hipóteses a serem trabalhadas para confirmar a resposta da principal questão do projeto. Ou mesmo os resultados a serem esperados. 
  • Cronograma: a definição de tarefas, com datas e prazos para sua execução. 
  • Bibliografia: livros que deverão ser consultados e utilizados ao longo do trabalho, a título de referência teórica.  

Agora, vamos entender como é o passo-a-passo da formulação de um projeto de pesquisa.

Primeiro, é preciso definir os objetivos ou o que se quer saber sobre determinado tema. Nesta etapa, é o momento de fazer:

  1. Revisão da literatura 
  2. Formulação do problema 
  3. Elaboração de hipóteses

Depois, vem a fase do delineamento da pesquisa, ou seja, a definição da forma e dos critérios de execução dos trabalhos. Ela segue dois planos distintos:

  • Plano teórico 
  1. Escolha da abordagem teórico-metodológica
  2. Escolha do método ou estratégia de coleta de dados
  • Plano técnico
  1. Operacionalização dos conceitos e das variáveis 
  2. Seleção da amostra

E por fim, é hora de definir o processo de execução e processamento das informações da pesquisa, com os seguintes passos:

  1. Elaboração dos instrumentos de coleta dos dados
  2. Coleta dos dados
  3.  Análise e interpretação dos dados
  4. Redação do relatório, artigo ou paper
  5. Divulgação dos resultados da pesquisa

Uma dica importante é fazer o levantamento do que já foi publicado sobre o tema proposto na pesquisa. Isso pode ser feito junto ao Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), do Grupo Tiradentes, onde o estudante ou professor pode pesquisar e acessar livros impressos e eletrônicos, teses e dissertações, artigos de periódicos, entre outros. Eles também podem ser buscados nos anais das Semanas de Pesquisa e Extensão (Sempesq), em fontes externas que sejam referência em seu ramo, ou mesmo na Biblioteca Virtual da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)

O aluno também precisará ter a ajuda de um professor como orientador da pesquisa. Por ser mais experiente e ter o conhecimento no ramo, ele será o parceiro necessário para sanar todas as dúvidas e guiar o andamento do projeto. A coordenação de pesquisa da sua unidade também está à disposição do estudante. 

Ascom | Grupo Tiradentes

* – Matéria baseada no “Modelo básico para elaboração de um projeto de pesquisa”, dos professores Flávio Marcos Silva Sarandy e Alberto Tosi Rodrigues, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Compartilhe: