ESTUDE NA UNIT
MENU

Como fazer a transferência de seu curso para a Unit

Muitos estudantes optam por pedir transferência para outra universidade, e tal decisão pode trazer impactos à vida profissional; Grupo Tiradentes abriu editais para 2023

às 11h42
Alunos de outras faculdades e universidades que queiram ingressar na Unit podem entrar com seu pedido de transferência até 29 de março de 2023
Alunos de outras faculdades e universidades que queiram ingressar na Unit podem entrar com seu pedido de transferência até 29 de março de 2023
Compartilhe:

Entrar na faculdade é uma fase plena de experiências que acrescentam ao aprendizado e ao repertório de vida. Algumas delas, no entanto, podem não atender às expectativas do aluno, que muitas vezes desperta para o desejo de mudar de curso ou de instituição, seja por questões financeiras, de metodologia, de condições da estrutura, de funcionamento das aulas ou de adaptação à rotina de estudos. Nesse sentido, muitos estudantes optam por pedir transferência para outra universidade. 

Este direito é garantido ao estudante, através da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), mas deve ser muito bem avaliado e pensado. Isso porque tal decisão pode trazer impactos decisivos para a vida profissional, principalmente no que diz respeito à qualidade do ensino da instituição escolhida – e o reconhecimento que ela detém junto ao mercado. 

Pra começar, a transferência de curso está condicionada à existência de vagas disponíveis e a processos seletivos determinados por cada instituição. Em geral, essas vagas remanescentes surgem a partir de alunos que desistem do curso, por repetência ou outros motivos de força maior. 

Mas atenção: além de ser aprovado no processo seletivo da nova instituição de ensino, para o qual é preciso estar bem preparado, deve-se também verificar as grades curriculares dos cursos e as possibilidades de equivalência entre as disciplinas. É preciso cumprir algumas regras, como ter concluído a matéria da grade para aproveitá-la e ela deve ter uma carga horária igual ou maior. 

Há ainda a possibilidade de concorrer a bolsas parciais ou integrais oferecidas pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni), do Ministério da Educação (MEC), bem como buscar financiamento para o curso, em programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Financiamento Estudantil Facilitado (Ficou Fácil) ou o Crédito Universitário PraValer – estes oferecem diferenciais como a contratação semestral e a não exigência de nota mínima do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

No Grupo Tiradentes

Em todas as instituições mantidas pelo Grupo Tiradentes, incluindo o Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), estão abertos, até o dia 29 de março de 2023, os editais de transferência externa para alunos de outras faculdades que desejam transferir-se para a instituição. O processo de transferência pode ser solicitado através do site https://www.unit.br/transfira. Em seguida, os alunos interessados serão direcionados para análise e aproveitamento das disciplinas e seleção das turmas, sendo informados através do e-mail utilizado no ato da inscrição, sobre o andamento do processo e seus respectivos prazos. No mesmo endereço, você terá acesso aos editais completos do certame. 

Com mais de 60 anos de tradição em educação, o Grupo Tiradentes tem suas instituições de ensino focadas no processo de aprendizagem e na empregabilidade dos seus alunos, por meio de programas, como o Tiradentes Carreiras, além de dispor de uma excelente estrutura que permite a formação integral e a prática da profissão, proporcionando assim uma grande transformação de vida na região. O estudante pode contratar ainda o Seguro Educação, cuja cobertura pode estender-se até a formatura, desde que respeitados os termos do regulamento.

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: