ESTUDE NA UNIT
MENU

Como evitar quedas domiciliares?

Fisioterapeuta e professora da Unit-PE explica algumas medidas preventivas que podem ser tomadas

às 15h07
Compartilhe:

As quedas domiciliares são preocupantes e podem levar a graves problemas de saúde como imobilidade, hospitalização, entrada precoce em instituições de cuidados de longa duração ou até mesmo, morte, principalmente em idosos. 

Para prevenir acidentes no ambiente doméstico, algumas medidas podem ser adotadas, de acordo com a professora de fisioterapia do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), Paula Lima, que também atua na área neurofuncional e de instrução de Pilates: 

“Mantenha os pisos da casa sempre livres de obstáculos como tapetes soltos, fios elétricos, brinquedos, e objetos espalhados pelo caminho, principalmente em corredores e escadas; instale luzes adequadas em todos os ambientes da casa, especialmente em áreas que são frequentemente usadas à noite; instale corrimãos nas escadas e corredores para que as pessoas possam se equilibrar”, diz. 

Além disso, ela recomenda o uso de tapetes antiderrapantes ou emborrachados, em áreas molhadas, principalmente, no banheiro, onde também devem ser instaladas barras de apoio próximas ao vaso sanitário e no box do chuveiro. “Utilize calçados com solados antiderrapantes dentro de casa, evitando andar descalço ou usar meias escorregadias; e por fim, organize os móveis de maneira que seja fácil se mover pela casa”, complementa.

Em caso de acidentes em casa, é, primeiramente, necessário avaliar a situação, verificando a gravidade do acidente e se há alguma lesão aparente. “Tente prestar os primeiros socorros de acordo com o tipo de ferimento. Se não souber como agir, procure por orientações médicas imediatamente. Caso seja com outra pessoa, lembre-se de oferecer ajudar, mas sem movimentos bruscos e mantenha calma para oferecer conforto emocional à pessoa acidentada” finaliza. 

Lembrando que, em caso de quedas graves ou suspeita de fraturas, é fundamental buscar ajuda médica imediatamente.

Compartilhe: