ESTUDE NA UNIT
MENU

Como evitar lesões por esforços repetitivos e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho?

O dia mundial de combate a elas foi celebrado na última quarta-feira (28)

às 14h39
Compartilhe:

Hoje, 28 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial do Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), que são condições que afetam músculos, tendões e nervos devido a atividades repetitivas, posturas inadequadas ou esforço físico excessivo. 

Elas podem impactar a saúde ocupacional, resultando em afastamentos, custos para empresas e prejuízos à qualidade de vida. De acordo com dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, em 2019, quase 39 mil trabalhadores foram afastados do trabalho devido a esse tipo de adoecimento, que pode levar à perda de funcionalidade e dificuldade de movimentos, trazendo impactos para a vida profissional e pessoal do trabalhador. 

Apesar da data trazer à tona o alerta para a necessidade de implementação de condições dignas de trabalho como forma essencial de prevenção, há algumas medidas diárias que podem ser tomadas para evitar lesões e distúrbios: 

É crucial adotar posturas ergonômicas, realizar pausas durante atividades repetitivas, praticar exercícios físicos, ajustar a altura e posição dos equipamentos de trabalho. Além disso, de acordo com a fisioterapeuta e professora do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), Ivanacha Carneiro, além da realização da prestação de serviços para melhorar a sintomatologia desses pacientes, a fisioterapia atua fortemente na prevenção, liderando ações de ginástica laboral que devem ser realizadas no próprio ambiente de trabalho. 

“O profissional de fisioterapia ainda pode desenvolver atividades que mostre a importância do cuidar da saúde física e mental do colaborador, apresentando orientações para que o funcionário se torne protagonista e busque uma rotina diária de alongamentos e pausas ativas regulares”, complementa. 

Compartilhe: