Você já teve a sensação de acordar mais cansado do que foi dormir? Isso, de fato, pode acontecer e possui relação não apenas com a qualidade do sono mas, também, com problemas chamados de distúrbios do sono, por exemplo, a insônia. Não conseguir dormir bem, além de resultar em alterações de humor, falta de energia e dificuldades de concentração no dia seguinte, ainda pode, a longo prazo, causar problemas de saúde.
A insônia surge em qualquer faixa etária e pode ser causada por diversos fatores, sejam eles hereditários, fisiológicos, alguns medicamentos, bebidas alcoólicas ou cigarro e, ainda, fatores ambientais – quando o próprio ambiente prejudica a qualidade do sono, explica Dennys Lapenda, psiquiatra e professor da Unit-PE.
Existem algumas formas de melhorar a qualidade do sono, não apenas durante a noite, mas sim ao longo do dia. Por exemplo, a prática regular de atividades físicas, aliada a uma alimentação balanceada são ótimas opções. Já na parte da noite, é interessante optar por alimentos menos calóricos, bem como, ter uma rotina do sono próximo a hora de dormir. “Aquela hora antes de deitar, eu chamo de hora ouro. Nela, é importante mostrar ao seu cérebro que você vai dormir”, explica Dennys. Ele ainda pontua algumas atitudes que podem ser feitas nesse período: tomar banho de água morna, vestir roupas leves, ajustar a temperatura e luminosidade do quarto, além de não se expor a telas antes de dormir.