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Como escolher um tema para iniciação científica?

Coordenador de Pesquisa e Extensão faz recomendações

às 15h11
Mário Gouveia - Coordenador da COPEX
Mário Gouveia - Coordenador da COPEX
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Buscando despertar a vocação científica e tecnológica dos alunos e oferecer a oportunidade de complementar o ensino da graduação, o Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), por meio da Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX), semestralmente, oferta seu Programa de Iniciação Científica com vagas remuneradas e voluntárias. Nele, são desenvolvidos trabalhos e artigos por estudantes com orientação de professores. 

A Iniciação Científica é um importante meio de inspiração para futuros cientistas e pesquisadores, introduzindo-os ao ambiente acadêmico-científico e oportunizando o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, análise crítica, comunicação científica e resolução de problemas. 

Ao todo, para se candidatarem, conforme o edital 2024.1, até 29 de março, o(a) professor(a) orientador(a) deve apresentar à COPEX, através do formulário https://forms.gle/XDS7RREEPMXxcrUs6, propostas de projetos de pesquisa. Os resultados serão avaliados e divulgados no site www.unit.br e nos emails dos coordenadores dos projetos. 

Mas como escolher um tema?

De acordo com Mário Gouveia, Coordenador da COPEX, os projetos de pesquisa devem estar voltados, obrigatoriamente, aos eixos e linhas de pesquisa previstas no Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unit-PE: “O primeiro eixo relaciona Inclusão, Saúde e Cidadania e o segundo, Empreendedorismo e Tecnologia. Dentro deles, são delineadas linhas de pesquisa específicas, como Inclusão Digital, Política de Acessibilidade e Mobilidade, Política de Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais, Saúde, Humanização e Bem-Estar, além da Produção de Protótipos, Cadastro de Patentes e Qualificação Empreendedora”. 

Esses eixos e linhas de pesquisa estão estabelecidos no presente edital, mas podem variar em futuras edições de acordo com as demandas e prioridades da instituição. “A escolha dos temas é feita mediante o alinhamento de interesses individuais dos estudantes com as demandas da sociedade e as áreas de expertise dos orientadores. Portanto, os alunos devem estar atentos às orientações específicas de cada edital e buscar alinhar seus projetos às diretrizes vigentes”, explica. 

Assim, é possível garantir que o projeto seja relevante, contribuindo tanto para o desenvolvimento acadêmico do aluno quanto para a produção de conhecimento que impacte positivamente a comunidade.

Confira mais informações no edital:

https://pe.unit.br/wp-content/uploads/2024/03/EditaldeIniciaoCientfica241.pdf

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