ESTUDE NA UNIT
MENU

Como escolher a profissão ideal?

Autoconhecimento e pesquisa são algumas dicas

às 12h19
Compartilhe:

Na hora de escolher um curso na faculdade é normal pensar também na vivência após o ensino superior, ou seja, na vida profissional. Mas como escolher a profissão ideal em meio a tantas opções? 

O primeiro passo na hora de escolher uma profissão é ter autoconhecimento. É preciso se conhecer e saber suas fraquezas, habilidades e gostos pessoais, assim, é mais fácil escolher uma profissão, baseada no que você gosta e tem afinidade. Uma ação que pode ajudar  nisso é a orientação vocacional, que é feita por profissionais. Nela, são realizados aconselhamentos, testes e conversas para chegar a uma decisão em relação à carreira.

Saber também mais sobre o curso de graduação é essencial, já que é uma prévia do mercado de trabalho. Se você gosta da área da saúde ou ama cálculos e projetos, enfermagem ou engenharia, por exemplo, podem ser boas opções. Então, conhecer grades curriculares, equipe pedagógica e outras informações já ajuda nessa etapa. 

Pesquisar o mercado de trabalho de diferentes áreas é uma dica muito importante. Conversar com profissionais, saber as áreas de atuação, conhecer os locais de emprego e coletar detalhes, como salário e rotina, ajudam a ver se aquela profissão é compatível com você. Caso já esteja dentro do ensino superior, começar um estágio e participar de congressos também auxiliam no conhecimento. 

E não se esqueça: o período de decisões não deve prejudicar a sua saúde mental, então reserve um tempo para lazer. Sair com amigos e família, ler, assistir filmes e praticar esportes são atividades que fazem bem para a mente. Se escute, saiba suas prioridades e o mais importante: faça sempre por você!

Compartilhe: