Muitos universitários que desejam empreender têm enfrentado muitas dificuldades para encontrar (ou mudar) o nicho mais adequado ao seu negócio. Trata-se de uma das etapas mais importantes para pensar antes de lançar um novo produto ou serviço.
Pensando nisso, separamos a seguir algumas dicas úteis para ajudar na hora de encontrar o nicho de mercado mais adequado para a sua futura empresa:
1 – Qual é o gênero do seu público-alvo?
Pense no perfil de clientes para o qual a sua empresa está voltada: estabeleça se o seu público-alvo é masculino, feminino ou abrange ambos os gêneros.
2 – Qual é a faixa etária dos seus consumidores?
Estabeleça uma faixa etária média para o seu público-alvo. Dessa forma, você poderá decidir se os seus serviços/produtos serão destinados às crianças, jovens, adultos ou à terceira idade. O seu público está na escola, frequenta a universidade ou já é formado? Pense nisso.
3 – Qual é o histórico cultural do seu público?
Analise os aspectos culturais do público-alvo com o qual você pretende trabalhar.
4 – Onde o seu público vive e trabalha?
É importante analisar o país e a cidade onde os seus clientes moram/ trabalham/estudam. A maioria deles vive em casas ou apartamentos?
5 – Qual é o estado civil dos seus clientes?
Analise se a maioria dos seus consumidores é solteira, casada ou namora. Considere também a possibilidade de eles terem filhos ou não. Em caso afirmativo, qual é a idade dessas crianças?
6 – Quais gêneros de livros e filmes o seu público prefere?
Saber quais são as paixões e interesses também ajuda a traçar um perfil mais preciso dos seus consumidores.
7 – Qual é a posição deles no mercado de trabalho?
É importante analisar qual é a posição ocupada pela maioria dos seus clientes no seu trabalho.
8 – Quais são seus sonhos, seus objetivos?
Direcione os seus serviços conforme os objetivos de vida dos seus clientes. Lembre-se: a sua empresa pode ajudá-los na busca pela realização desses sonhos.