ESTUDE NA UNIT
MENU

Como é feito o exame de mamografia? Pesquisa revela aumento na procura

É um exame simples, em que se obtém a imagem das mamas

às 13h12
Compartilhe:

Entre 2007 e 2021, a procura por exames de mamografia aumentou de 82,8% para 93,3%, de acordo com a pesquisa Vigitel Brasil, publicada pelo Ministério da Saúde. Ele é indicado para identificar possíveis nódulos, lesões, assimetrias, além de ser utilizado para diagnosticar casos precoces de câncer de mama.

Os médicos recomendam que mulheres a partir dos 50 anos de idade realizem o exame a cada dois anos, pelo menos, mas, caso exista histórico de câncer de mama na família, deve ser feito anualmente a partir dos 35 anos. 

A mamografia se trata de um exame simples (dura, em média, 15 minutos), em que se obtém a imagem das mamas através de uma radiografia. No dia do exame, as pacientes não podem utilizar cosméticos nas axilas ou mamas, como cremes ou desodorantes, e devem vestir roupas leves para que o processo seja facilitado. 

Um medo que existe na hora de realizar a mamografia é que as mamas sejam machucadas, mas é importante lembrar que, de fato, o exame pode causar algum tipo de dor ou desconforto, porém são passageiros. A paciente deve ficar em pé, de maneira que os seios fiquem posicionados entre as placas do mamógrafo e, em determinados momentos, o médico solicitará que ela prenda a respiração e fique imóvel. Dessa forma, o aparelho irá comprimir as mamas e gerar as imagens necessárias.

Compartilhe: