Com cheiro e sabor inconfundíveis, o café é um dos grãos mais apreciados e consumidos não apenas no Brasil, mas no mundo. De acordo com a Organização Internacional do Café (OIC), entre outubro de 2021 e setembro de 2022, foram consumidas, em todo o mundo, cerca de 164,9 milhões de sacas de café.
Porém, para que ele chegue até as xícaras ou receitas, é necessário um processo prévio, que começa na plantação. Os grãos são selecionados e o solo é preparado para que a germinação aconteça, além disso, são regados, adubados e protegidos do sol excessivo e pragas. Quando estão maduros, os frutos são colhidos e levados para a próxima etapa: o processamento, onde são separados de impurezas e selecionados para a secagem – que pode ser feita no sol ou em máquinas específicas.
Depois disso, os grãos são torrados e garantem a cor, aparência, sabor e aroma tão conhecidos. Nesse momento, já é possível classificá-los e empacotá-los para a venda mas, alguns grãos ainda passam pelo processo de moagem, para que se transformem em pó. Por fim, o café pode ser preparado e utilizado para diversas finalidades.