A vida moderna, permeada por desafios constantes e ritmos acelerados, muitas vezes, coloca as pessoas diante de um adversário invisível, mas poderoso: a ansiedade. Uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada em 2023, aponta que mais de 26% dos brasileiros são diagnosticados com o problema. Outro grande mapeamento da OMS declarou o Brasil como a população com a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo.
Seja no âmbito pessoal, acadêmico ou profissional, esse estado emocional é um obstáculo para o desenvolvimento de vários aspectos. A criatividade é um deles. Isso porque a mente e a imaginação florescem melhor em ambientes de tranquilidade e equilíbrio. Por isso, é importante conhecer estratégias que permitam driblar a ansiedade e liberar o potencial criativo.
– O primeiro passo é conectar-se consigo mesmo. Práticas como a meditação podem ser valiosas nesse processo. Ao focar a atenção no presente, é possível reduzir o impacto da ansiedade e criar um espaço mental propício para a expressão criativa.
– A prática regular de exercícios físicos também é uma aliada. Porque não só libera endorfinas, que combatem o estresse, como também melhora a clareza mental. Além disso, técnicas respiratórias são essenciais para acalmar a mente, promovendo um ambiente interno propício para a criatividade.
– Estabelecer rotinas saudáveis, que incluam horas de sono regulares, alimentação equilibrada e pausas para o lazer, contribui para a estabilidade emocional e, consequentemente, para o florescimento da criatividade.
– Buscar novas experiências – como ler diferentes tipos de livro, experimentar novos sabores, ouvir diferentes estilos musicais . Isso amplia o repertório mental, estimulando a mente a fazer novas conexões, o que ajuda a estimular a criatividade.
A busca pela perfeição muitas vezes paralisa a criatividade. Por isso, aceitar que nem tudo precisa ser impecável desde o início permite uma maior liberdade para experimentar, arriscar e, consequentemente, inovar.
Essas são apenas algumas estratégias e cada indivíduo possui seus caminhos. Por isso, é imprescindível procurar ajuda profissional psicológica para ter um acompanhamento especializado e voltado para as necessidades de cada um.