O mundo em que vivemos está cada vez mais acelerado, repleto de distrações e, além disso, conta com a tecnologia que se renova trazendo inúmeras novidades. E isso faz com que as pessoas percam o estímulo pela leitura e pela escrita. Com isso, a Escrita Criativa, que é uma soma de técnicas que ajudam na elaboração de um bom texto, é uma saída para esse cenário de desinteresse pela leitura.
Ela procura exercitar e aflorar a criatividade por meio de técnicas, como o uso figuras de linguagem, aposta em palavras simples, uso da voz ativa, redução dos adjetivos e o uso de frases curtas. Além disso, é importante ser esforçado e ter uma boa disciplina para desenvolver métricas e definir os objetivos do seu texto. Definir esses objetivos, previamente, ajuda a estruturar as ideias antes mesmo de começar a escrever.
Elaborar e aperfeiçoar a escrita criativa é muito importante não só para quem lê, mas para quem está escrevendo, porque inspira tendências, agiliza a produção de soluções e inovações, promove a coragem e a facilidade de comunicação. Mais algumas outras dicas podem ajudar a desenvolvê-la:
– Não espere a inspiração chegar. Comece a escrever!
– Leia constantemente. A leitura ajuda a aflorar a criatividade e no processo de escrita;
– Escreva o máximo possível, mesmo que sejam pequenos textos. Manter uma rotina diária de texto pode ajudá-lo a construir esse hábito.
– Participe de palestras e workshops relacionados ao tema. Na internet, já existem infinitas oportunidades em relação à área.
– Tente impressionar o leitor. Conhecer quem lê os seus textos pode ajudar nessa tarefa.
– Faça uma lista dos escritores criativos que você admira. Utilizá-los para se tornar um autor melhor sempre é bom.
– Tenha em mente que bem feito é melhor que perfeito.