ESTUDE NA UNIT
MENU

Como cuidar da pele no verão?

Confira algumas dicas e cuidados essenciais para manter a saúde da pele

às 13h09
Young woman applying sunscreen lotion at swimming pool to take care of her skin, Summer vacation concept
Young woman applying sunscreen lotion at swimming pool to take care of her skin, Summer vacation concept
Compartilhe:

A nossa pele é composta por três camadas: epiderme (mais externa, que protege o corpo contra danos externos, dificulta a saída de água e evita que substâncias e micróbios entrem no organismo), derme (intermediária, onde ficam as glândulas sudoríparas e sebáceas, vasos sanguíneos e linfáticos, nervos, terminações nervosas e folículos pilosos), e hipoderme (camada mais interna, formada por células de gordura, fibras de colágeno e vasos sanguíneos).

A camada mais externa fica sujeita a exposição direta aos raios solares, principalmente no verão. Os cuidados com a pele devem estar presentes durante o ano inteiro, mas nessa época devem ser redobrados para evitar problemas como queimaduras, aparição de manchas e rugas, ressecamento e, até mesmo, aumento dos riscos de desenvolver algum tipo de câncer de pele, por causa da incidência dos raios UVA, que estão presentes durante todo o dia, explica Márcia Horowitz, dermatologista e professora da Unit-PE.

O protetor solar é muito importante para a saúde da pele e deve ser o item principal na lista de skincare. “Além de proteger para câncer de pele, vai proteger também para rugas, manchas e, até mesmo, algumas doenças que podem ser agravadas pelo sol”, pontua Márcia. A reaplicação deve ser feita a cada duas horas, no caso de produtos com o FPS 30 ou mais, já nos casos de FPS acima de 50 e 60, a cada três horas.

Outros cuidados necessários são a ingestão de líquidos, para evitar a desidratação, manutenção da pele limpa e seca pois costumamos suar mais nessa época, aumentando a umidade nas dobras cutâneas e podendo causar infecções fúngicas, usar roupas leves que não absorvam tanto calor, sempre tome banho de água doce após sair do mar. Além disso, para quem gosta de se bronzear, é importante não fazer isso após a depilação, principalmente à laser ou cera, pois pode causar manchas na pele, também é preciso ter em mente que tomar sol nos horários em que os raios solares estão mais intensos (entre as 10h e 16h) pode ser prejudicial. 

Para ajudar no bronzeado, alimentos ricos em betacaroteno como cenoura, beterraba, mamão e abóbora, estimulam a produção de melanina e protegem a pele dos danos causados pelo sol. Garantindo, assim, um bronzeado mais duradouro.

Ainda de acordo com Márcia, outros cuidados necessários com a pele devem ser lavar o rosto, pelo menos, duas vezes ao dia, aplicar protetor solar, como dito anteriormente, e hidratante, além disso, para quem utiliza maquiagem, deve-se remover completamente com água micelar ou óleos de limpeza.

Compartilhe: