Conhecer pessoas que te ajudam a ter contato com outro grupo e que te apresentam a outros profissionais: esse é o networking, uma espécie de rede de contatos que se aproximam por diversas razões, como experiências ou gostos em comum. Ele ajuda muito na vida profissional, garantindo oportunidades e desenvolvimento no mercado de trabalho.
O networking é importante na vida profissional porque ele abre portas para diversas oportunidades. Quando uma pessoa é reconhecida por outra, seja por sua personalidade, trabalho ou atividades, ela consegue ser mais solicitada e ter maior destaque no mercado de trabalho. Através dessa rede, é possível se manter em contato com profissionais da mesma área, para ter ainda maior conhecimento; ampliar negócios em uma empresa, para aumentar oportunidades, e conhecer colegas de outras corporações, que podem fazer indicações sobre você, ampliando ainda mais sua participação e reconhecimento.
Como fazer – Para criar uma rede de contatos, é necessário organização. Hoje em dia, com as novas plataformas digitais, ficou mais fácil fazer isso. Através de um celular, é possível organizar a agenda telefônica e dividir em categorias como faculdade, trabalho, condomínio. Redes sociais, como o Linkedin, também aumentam a chance de conseguir criar laços. O Linkedin faz com que pessoas de várias empresas e negócios se unam em um lugar só, compartilhando experiências, momentos e atividades, assim, acontece o início da formação de um networking. Feiras, palestras e congressos também são uma ótima forma de fazer amizades e se apresentar, além de ser um local em que os participantes têm interesses e gostos parecidos.
E lembre-se: é importante sempre se manter em movimento e atualizado para manter a rede de contatos ativa. Falar sobre experiências e negócios, comparecer em eventos, fazer apresentações e participar de atividades são ações essenciais para que o networking seja efetivo e realmente transformador – principalmente para a vida profissional.