ESTUDE NA UNIT
MENU

Universidade britânica parceira do Grupo Tiradentes esteve presente em momentos históricos

A instituição de ensino superior, que oferece cursos em várias áreas, tem quase duzentos anos de história

às 15h04
Compartilhe:

A Universidade de Chichester, no Reino Unido, é uma das instituições de ensino superior estrangeiras que recebem estudantes do Grupo Tiradentes, através do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI). Com uma história que remonta ao século XIX, a universidade britânica fica localizada nas cidades de Chichester e Bognor Regis, no condado de West Sussex, no sul da Inglaterra. A instituição acredita na variedade do corpo discente e dos seus funcionários, independente de idade, etnia, deficiência ou histórico familiar, para enriquecer a comunidade.

História

A origem da Universidade de Chichester tem relação com uma outra e importante instituição: King’s College de Londres. Estabelecida em 1829, a King’s College teve William Otter como seu primeiro reitor. Em 1836, ele mudou-se para Chichester para se tornar bispo da cidade, e passou a ter um grande interesse em promover a educação. Com a sua morte, em 1839, foi fundada a Bishop’s Training College, para a formação de professores. Onze anos depois, a instituição mudou-se para novas instalações, que formam o atual campus de Chichester, e teve o nome alterado para Bishop Otter College. Hoje, o campus recebe o nome de “Bishop Otter”.

Segunda Guerra Mundial

Entre os anos de 1873 e 1957, a universidade recebia apenas estudantes mulheres, como parte de um programa para encorajar a formação de professoras. Além disso, a Universidade de Chichester teve um importante papel na Segunda Guerra Mundial. Em 1942, durante o conflito, os prédios foram evacuados e ocupados pela Força Aérea Real, que transformou o local em uma espécie de quartel-general. As instalações da instituição de ensino foram importantes, inclusive, para o chamado Dia D, em 1944, um dos mais importantes acontecimentos da Segunda Guerra.

Com o fim do conflito, foi necessário inaugurar o campus de Bognor Regis, que recebeu homens e mulheres, para atender a demanda de baixa de professores após a Guerra. Os dois campi foram unificados, em 1977, sendo transformados no Instituto de Educação Superior de West Sussex. Em 1995, o nome foi alterado para Instituto de Educação Superior de Chichester e, depois, para “University College Chichester”. Em 2005, foi aprovado o nome “University of Chichester”.

Reconhecimentos e cursos

A universidade histórica é considerada Top 40 das instituições de ensino superior do Reino Unido, segundo o Guardian University Guide 2024, e a 7ª melhor da região Sudeste da Inglaterra, de acordo com The Times and Sunday Times Good University Guide 2024. Na instituição, são oferecidos cursos como Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Administração e Direito, além de graduações nas áreas de Artes, Comunicação e Educação. A Universidade de Chichester também oferece cursos de pós-graduação.

Sobre o ProMAI

A cada semestre, o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional seleciona através de editais, alunos para cursarem parte da sua graduação no exterior. São cerca de 40 instituições de ensino superior parceiras, divididas em 13 países. Ao retornar, os estudantes costumam trazer bagagens cheias de memórias inesquecíveis, amizades internacionais duradouras e uma perspectiva de mundo que transcende fronteiras. É uma oportunidade de conhecer novas culturas, idiomas e ainda elevar o currículo.

Compartilhe: